Projetos Sociais: inscrições começam no dia 01 de fevereiro
O Conselho Nacional do Brasil (CNB) da Sociedade de São Vicente de Paulo anualmente contempla por meio de edital diversos projetos sociais desenvolvidos pelas Conferências e Conselhos com foco na promoção humana e geração de renda.
Em 2019, as inscrições se iniciam no próximo dia 01º de fevereiro e seguem até 30 de setembro. A primeira seletiva acontecerá no dia 31 de maio e a segunda etapa dia 30 de setembro, para projetos enviados após 01º de junho. A divulgação da distribuição de recursos acontecerá em novembro. Neste ano cerca de R$275 mil serão investidos nos projetos sociais.
A Comissão do CNB orienta que serão aceitos projetos enviados através dos Conselhos Metropolitanos (CMs), destaca ainda que qualquer unidade pode apresentá-los, no entanto apenas os CMs podem encaminhar ao Conselho Nacional. Por exemplo: se a proposta é de uma Conferência, ela elaborará o projeto, pegará as autorizações das Unidades hierárquicas superiores – Conselho Particular e Central – e, por fim, também com uma autorização, o Metropolitano o remete ao Conselho Nacional.
Os Conselhos Metropolitanos que apresentarem projetos precisam ter um padrinho ou madrinha para acompanhá-los (conheça a função dos padrinhos AQUI).
As iniciativas inscritas precisam visar a Mudança Sistêmica (promoção social), em especial devem promover a geração de renda, permitir a inclusão social, possibilitar o protagonismo do beneficiário, aplicar também recursos próprios, estabelecer parcerias e ter perspectiva de autossustentação.