Emmanuel Bailly

Joseph Emmanuel Bailly (1794 – 1861)

Bailly nasceu em Pas de Calais (norte da França). Logo se instalou em Paris e ali trabalhou como periodista e editor. Teve seis filhos, vários deles tornaram-se religiosos. Emmanuel Bailly esteve sempre cercado da juventude. E ao longo de sua vida, atuou como uma espécie de padrinho dos jovens a quem conheceu casualmente ao longo de seu trabalho. Como membro da Sociedade para bons estudos, ali encontrou estudantes ansiosos por combinar seus estudos com a formação religiosa. Este grupo cessou depois da queda de CHARLES X, que havia sido Rei da França nesse período, mas Bailly fundou outro grupo e também uma casa de acolhida. Estas duas iniciativas, tanto quanto sua participação na Sociedade de Bons Estudos, deram-lhe boas oportunidade.
Após uma experiência com os Lazaristas, período em que se tornou devoto de São Vicente de Paulo, abandonou a ideia de uma carreira eclesiástica e se casou. Em Paris, abriu uma pensão que se tornou um local de grande atividade espiritual e intelectual, abrigando diversos jovens que, à imitação de Antônio Frederico Ozanam, marcaram o catolicismo francês como: Henrique Lacordaire, Jean-Jacques Ampère, Edmond de Cazalès e Emmanuel díAlzon.

Foi então bastante natural que Ozanam e seus cinco amigos recorressem a ele, com o fim de apresentar seus planos de como levar a cabo suas obras de caridade. Tendo uma grande devoção em São Vicente de Paulo e conhecendo seus escritos, também como era permitido naquela época, vinculou a Conferência de Caridade à grande família espiritual Vicentina. Em 1844, mais velho e com problemas econômicos, se retirou do cargo de Presidente Geral da Sociedade, mas, a pedido de seus sucessores, Goin e Baudon, permaneceu como membro de Conselho quase até o final da sua em 1861.