François Lallier

François Lallier 

François Lallier (1814-1886)

Lallier nasceu em 22 de junho de 1814, em Borgonha (no centro-leste da França).

Conheceu Ozanam na faculdade de Direito e continuou sendo, até sua morte, “um de seus amigos mais próximos”. Ozanam o escolheu como padrinho de Marie, filha de Ozanam.

Foi um dos participantes mais entusiasmado, nos debates das Conferências de histórias. Participou ativamente nas diferentes etapas da fundação da Sociedade: com Bailly, no início, e logo depois com o Arcebispo de Paris. Em 1835 Bailly confiou-lhe a formulação dos Artigos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo. Fo um excelente advogado reconhecido pelo uso adequado do idioma e se dedicou entusiasticamente ao dito trabalho. Em 1837 foi eleito Secretário Geral da Sociedade e firmou comunicados que foram uma parte importante da tradição Vicentina.

Em 1839, depois de deixar o Conselho Geral, casou-se e retornou a viver em sua cidade natal. Ali trabalhou como magistrado. Em 1879, alguns anos antes da celebração do Jubileu de Ouro da Sociedade, o Presidente Geral Baudon encarregou-se de escrever uma resenha sobre as origens da Sociedade. Lallier levou a cabo este trabalho, apresentado um esboço inicial aos outros membros fundadores, ainda com vida: Le Taillandier, Lamache e Devaux. Com sua colaboração surgiu uma obra 1882, sob o título: “ Origens da Sociedade de São Vicente de Paulo, de acordo as Memórias de seus Primeiros Membros”.
Francois Lallier morreu em 23 dezembro de 1886, em Sens.