Nossa história

Vicentinos reunidos na primeira sede do CMBH, após Curso de Formação na década de 80

Fundada em Paris em 1833, a SSVP chegou ao Brasil em 1872 e em Minas Gerais em 1875 com a fundação da Conferência Nossa Senhora do Pilar em São João Del Rei. Joaquim Furtado de Menezes era um cristão fervoroso em Ouro Preto. Lá, ele entrou para a SSVP e conviveu com importantes personalidades do Clero Mineiro. Em 1914, fundou a atual Revista Vicentina Adoremos. Mudou-se para Belo Horizonte e continuou atuando assiduamente em defesa dos ideais cristãos.

Foi um dos fundadores do Conselho Central de Belo Horizonte. Na Nova Capital, a SSVP crescia, fortalecia e expandia por todo o território mineiro, havendo a necessidade da criação de um órgão mais centralizado para coordenar as atividades vicentinas no Estado. Coube a Furtado de Menezes, como era mais conhecido, a iniciativa da fundação do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH), fato que ocorreu no dia 19 de janeiro de 1919, sendo instituído no dia 11 de novembro do mesmo ano.

Cerimônia de inauguração da Cidade Ozanam, 1937

Nos anos seguintes, foram promovidas várias Assembleias Vicentinas e retiros espirituais no Colégio Arnaldo. Vieram as obras de assistência aos pobres, aos presos e aos mendigos, lares de idosos, instalação de salas de corte e costura para os pobres. Em parceria com a prefeitura da capital, foram construídas as casas da Cidade Ozanam. Foram fundadas diversas associações de profissionais católicos, com destaque para a Associação dos médicos que deu origem ao Hospital São Francisco.

Na Capital Mineira, havia poucas igrejas. O CMBH solicitou à Casa Arthur Haas a construção de um Auto Capela, um caminhão que saía pela periferia da cidade, levando o sacrário com partículas consagradas e os paramentos. Tinha um confessionário e dois sinos que chamavam o povo para a Celebração Eucarística.

Em 1929, foi criada a Caixa Dom Silvério para ajudar financeiramente os candidatos ao sacerdócio que não dispunham de recursos para estudar, auxiliando a inúmeros seminaristas carentes em todo o Brasil. E, em 1932 era inaugurada a Fundação Balbina Camila de Araújo que auxilia diversas obras de assistência social na Capital mineira. Furtado de Menezes foi um dos coordenadores do Congresso Eucarístico realizado em Belo Horizonte em 1936 e um dos fundadores da Adoração Noturna na Catedral da Boa Viagem em 1937.

Após o falecimento de seu principal fundador, ocorrido em 19 de maio de 1940, o CMBH continuou contribuindo para o fortalecimento das atividades religiosas da Arquidiocese da Capital Mineira. Na maioria das paróquias a fundação de uma Conferência Vicentina foi o primeiro movimento religioso. Na cidade mineira de Luz, então pertencente ao CMBH teve início a Missão dos primeiros Ministros de Eucaristia que eram vicentinos. Essa iniciativa espalhou pelo mundo inteiro e hoje, é uma realidade prestando incalculáveis serviços à Igreja Católica.

Missa da manhã de oração da Família Vicentina, na Igreja São José de Calafate, em setembro de 2018

Em 1969 firmou-se parceria entre o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, através do Central Belo Horizonte e a Associação Pão de Santo Antônio (ASPA) criando o Centro de Formação Vicentina, na região de Venda Nova, para ser local destinado a acolher retiros, encontros e eventos em geral da Sociedade de São Vicente de Paulo e da Igreja. No ano de 2019 o Centro de Formação foi desativado.

Na década de 1970 teve início a Romaria à Serra da Piedade, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, em Caeté, promovida pelo CMBH. Anualmente, inúmeros vicentinos participam da Concentração Vicentina em Aparecida. Em 1983, mais de 100.000 vicentinos estiveram no Mineirão para comemorar o 150º aniversário de fundação da SSVP.

Na década de 1990, foram promovidas várias jornadas vicentinas no Ginásio do Mineirinho. No mesmo Ginásio, em setembro de 2000, ocorreu o Encerramento da peregrinação das relíquias de São Vicente que percorrera todo o território nacional. Este evento, contou com a participação do então Presidente Geral Internacional da SSVP, Confrade José Ramon Diaz Torremocha que visitou a sede do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte.

A primeira sede do CMBH, foi na rua Bernardo Guimarães, 1580, esquina de rua da Bahia, no bairro de Lourdes. Posteriormente, foi transferida para a Rua Curitiba, 1709, e atualmente está na Rua Pio XI, 715, no Bairro Ipiranga.