Restauração da Igreja Santo Antônio de Pompeu (Sabará) será concluída dia 26 de julho
Os trabalhos de restauro dos elementos artísticos e do telhado da Igreja Santo Antônio de Pompeu (Sabará), que integra a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, serão entregues à comunidade no dia 26 de julho, às 18h, com a celebração de Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar dom Edmar José da Silva.
As obras começaram no dia 10 de janeiro, uma iniciativa conjunta entre a Arquidiocese de Belo Horizonte, com trabalhos do Memorial Arquidiocesano, da Prefeitura Municipal de Sabará, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Associação de Moradores do Bairro Pompeu (AMAP). O investimento é de aproximadamente 850 mil reais, realizado pelo Programa Minas para Sempre, do MPMG.
Durante as obras, as Missas estão sendo celebradas no Espaço Comunitário do Pompeu, ao lado da Capela de Santo Antônio de Pompeu.
Igreja Santo Antônio de Pompeu
Não há documentação sobre o início da edificação ou de sua inauguração, mas sabe-se que a Igreja Santo Antônio de Pompeu já existia em 1731, conforme indica o registro de um batizado celebrado no templo. Os elementos artísticos da Igreja são de autoria desconhecida, mas remetem à primeira fase do barroco em Minas, no início do século 18. Por sua importância, a Igreja Santo Antônio de Pompeu foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).