O Encontrão da Juventude Vicentina do CMBH agitou no último fim de semana
No último sábado de forma diferente a Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte realizou o Encontrão da Juventude Vicentina 2021, foi apenas um dia de evento devido a situação em que estamos vivendo. O tema foi “Agora é que são elas: Eis-me aqui a serva do Senhor”, o evento foi voltado para a temática vicentina na perspectiva feminina de carisma, espiritualidade, conhecimento e dificuldades.
Aconteceu no Colégio Nossa Senhora das Dores no Bairro Pompéia, área do Conselho Particular Nossa Senhora da Abadia vinculado ao Conselho Central São Lucas e com total apoio dos Freis Franciscanos que cuidam da paróquia, em especial Frei Davi que marcou presença em toda a organização do evento, Frei Márcio que celebrou lindamente e Frei Ruan que organizou a liturgia.
O Encontro deu início com uma linda celebração, onde a Comissão de Jovens fez uma singela homenagem ao sim de Nossa Senhora distribuindo rosas e Medalhas Milagrosas para os encontristas, e o Frei Márcio também fez uma passagem de mandato simbólica onde a atual coordenadora Consócia Amanda passa a relíquia de São Vicente de Paulo para o futuro coordenador, o Confrade Vanderson, foi um momento emocionante, onde puderam falar o que sentiam naquele momento e gratidão por isso.
O Confrade Anderson Coordenador da Região 1 deu abertura com as orações iniciais e com agradecimentos pelos 4 anos de mandato que estão próximos de encerrar. Teve a palestra da Advogada Elis que abordou a história do direito da mulher, suas dificuldades, violência doméstica e outros temas pertinentes. Também foi falado sobre o sim de Maria e a importância da mesma para Jesus Cristo, e complementado com um pouco da construção do Carisma Vicentino a partir de Santa Luiza, Beata Rosalie Rendu e Amélia Ozanam. Irmã Shirley conduziu o túnel do tempo com grandes nomes e feitos de grandes mulheres vicentinas e posteriormente a consocia Neusa Gomes (presidente eleita do CMBH) introduziu sobre projetos sociais que posteriormente foi implementado em um estudo de caso.
O encerramento contou com uma homenagem da Banda Vicent’Soul para a Comissão de Jovens onde entregou um presente lindo e cantou o refrão das músicas dos 4 encontrões. Foi um encerramento lindo e emocionante, com muitas lágrimas de emoção, gratidão e alegria.
O Encontro contou com a participação de mais de 80 pessoas presencialmente e virtualmente, uma forma linda de mostrar em meio a pandemia do COVID-19 que a Juventude Vicentina pode sim mudar seu meio e que os nossos Mestres e Senhores ainda serão servidos.
Ainda no domingo, como forma de honrar o final de semana do Encontro a Comissão de Jovens do CMBH junto com juventude realizou a preparação e entrega de 229 marmitex, refrigerantes, águas e higiene pessoal. A preparação foi no Pompéia, contou com a participação de Jovens do Conselho Central São Lucas, Belo Horizonte e Nossa Senhora das Neves e ainda com doações de várias conferências, Conselhos e pessoas não vicentinas.
Foi um fim de semana intenso para a Juventude.