Encontrão da Juventude Vicentina é realizado em Belo Horizonte
O Centro de Formação Vicentina (CFV), em Belo Horizonte (MG), mais uma vez foi o território sagrado onde dezenas de jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo cultivaram a oração e formação para servir com dedicação aos pobres na missão diária.
Durante 3 dias palestras, momentos de oração, descontração, partilha e missão fizeram parte da programação do Encontrão da Juventude Vicentina (EJV) realizado entre os 02 e 04 de fevereiro, no CFV, em Venda Nova. O encontro é promovido anualmente pela Comissão de Jovens (CJ) do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH) e reúne lideranças da juventude dos Conselhos Centrais, espalhados na grande BH.
A Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada por jovens por isso aposta e investe esforços para conquistar e formar-los, a fim de que se dediquem com zelo e paciência no cuidado com o próximo, seguindo a máxima do patrono da Sociedade: “servindo ao pobre, servimos a Deus”. O EJV 2018 foi planejado na convocação do papa Francisco aos jovens, em 2013, quando no Brasil esteve pela ocasião da Jornada Mundial da Juventude. O Pontífice com simplicidade disparou: “façam florescer a civilização do amor!”.
A sexta-feira (02) foi momento de acolhida e encontro pessoal com Cristo na eucaristia. A Adoração ao Santíssimo Sacramento abriu o EJV, conduzida pelo Seminarista Lucas, sendo oportunidade de louvor e orações profundas para que os jovens abrissem o coração ao que viveriam no encontro.
Já no sábado (03) pela manhã, após a abertura oficial realizada pelo vice-presidente do CMBH, confrade Alberto Pires e os presidentes de Centrais, as oficinas com tema de recrutamento, liderança e planejamento foram as pautas trabalhadas, oportunidade de formação humana e profissional.
Nem mesmo a chuva intensa na tarde do sábado desanimou os jovens para saírem do comodismo e partirem em Missão. Dividido em grupos eles visitaram lares de idosos, residências de pessoas enfermas e vicentinos afastados levando voz de incentivo e ânimo.
A jovem Marina Cândido, 29 anos, Comunicadora Social, é aspirante da Conferência São Faustino (Conselho Central Todos os Santos), e conheceu a SSVP em ações de divulgação da Sociedade num grupo de jovens na Paróquia onde ela reside. “Os vicentinos foram até o grupo de jovens onde participo falar do trabalho desenvolvido, gostei e resolvi viver essa experiência.”
Marina destaca que o chamou sua atenção e despertou o desejo para conhecer a SSVP foi o serviço e o convite de olhar para o próximo com o olhar diferente, saber que se pode transformar vidas. “O chamado para fazer florescer o amor, do papa Francisco, combina com o propósito da SSVP que é promover as pessoas”, finaliza.
Na edição do EJV 2018 uma das novidades foram o Clipe e Oração Oficial que prepararam os jovens para o evento. O jovem confrade Rodrigo Passos, funcionário público, da Conferência Nossa Senhora do Rosário, área do Conselho Central Imaculada Conceição, participou da gravação do Clipe e animou o evento pelo ministério da música. “Recebi o convite para participar do clipe e depois conheci a letra composta pela Ritielle e Jordana. Tivemos pouco tempo para fazer o clipe e não acreditava que ficaria tão bom, no entanto me surpreendi porque o desejo de cada um de fazer o melhor e a amizade ajudaram muito. O resultado ficou excelente.”
O Encontrão da Juventude 2018 foi encerrado no domingo (04) com a Santa Missa presidida pelo pe. Juarez Soares, assessor espiritual do CMBH. A Coordenadora Nacional da Juventude, Denise Ramos, e os coordenadores juvenis regionais, Lucas (região 4) e Anderson (região 1), também participaram do evento, e deram dicas importantes sobre o plano de ações para as Comissões de Jovens.
O confrade Horácio Perdigão, presidente do Conselho Central N. Sra do Perpétuo Socorro, de Lagoa Santa, é vicentino há 35 anos, e participa da Conferência Santo Antônio, em Pedro Leopoldo. “Esse encontrão foi excelente. Muita criatividade que nos ajudou a assimilar o conteúdo para que possamos levar aos Conselhos Particulares e conferências, a base. Muitas coisas que pensávamos estar fora do alcance, aqui aprendemos que tudo é possível só depende do nosso esforço, ter iniciativa”, finaliza.
A Comissão de Jovens do CMBH disponibilizará em breve os materiais formativos utilizados nas oficinas e palestras.