EJV 2018 se inicia hoje e promete novidades
Promovido anualmente pela Comissão de Jovens (CJ) do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH) com os líderes da juventude vicentina dos Conselhos Centrais, o Encontrão da Juventude Vicentina (EJV), em 2018, será realizado de 02 a 04 de fevereiro, no Centro de Formação Vicentina, em Venda Nova (BH/MG).
O EJV tem sido preparado pela CJ, no mínimo, há 4 meses. Reuniões, orações, intensas conversas e escuta dos jovens vicentinos fizeram parte da preparação do Encontrão 2018. O tema “Jovens, façam florescer a civilização do amor”, inclusive foi escolhido com base nas respostas da Enquete promovida pela Comissão de Jovens em novembro de 2017 e na convocação do Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude de 2013, realizada no Brasil. Uma das principais indicações das respostas foi a queda do número de confrades e consócias, nos últimos anos, com isso a resposta que precisa ser dada é inflamar no coração do jovem o desejo de amar e servir com alegria, transformando vidas pela dedicação.
A coordenadora da CJ do CMBH, consócia Amanda Dias, está ansiosa pelo inicio do EJV 2018. “Desejamos que os jovens entrem e saiam transformados, revestidos de amor, que a todos os sentimentos bons floresçam em seus corações, e os mesmos sejam flores destes sentimentos onde estiverem. Desejamos, ainda mais, que o amor pela SSVP e sua essência enraíze, a fim de que tudo ensinado seja praticado no dia-a-dia vicentino e compartilhado, formando uma firme rede de bons ideiais”, destaca a coordenadora.
Algumas novidades já foram anunciadas pela CJ como o Clipe Oficial, Oração e Cartilha do bem. São iniciativas que possuem como objetivo motivar os jovens líderes a participarem de coração aberto.
Faça download da cartilha AQUI – Orientações gerais para o EJV 2018
Oração para Florescer o Amor
Senhor, Tu que és o próprio amor, a luz deste mundo, nos ensine a amar verdadeiramente, a nos colocar no lugar do outro, ter compaixão e misericórdia, nos ensine a entender e amar ainda mais diante das dificuldades.
Que façamos o trabalho Vicentino conforme a sua vontade e não a nossa, que sejamos multiplicadores do seu amor neste mundo, e que enxerguemos sua imagem na do próximo, meu pai.
Não nos deixe criticar sem fundamento, que elas sejam apenas construtivas e nunca destrutivas, nos faça instrumento de promoção e não desagregação, não nos deixe julgar sem antes olhar a nós mesmos, nos ajude a controlar nossa língua, que ela seja proclamadora do seu amor e nunca da discórdia.
Para amar precisamos aprender a perdoar, nos ensine a perdoar nossa família, nossos amigos, aqueles que nos fizeram algum tipo de mal, ensine a nos perdoar, somos humanos e precisamos aprender.
Preencha nossa amada Sociedade de São Vicente de Paulo de amor e paz, que sejamos mais amigos e companheiros, que não exista espaço para ódio, brigas e rancor.
Que a conferência seja uma família de ambiente acolhedor, que os assistidos sejam promovidos de fato e voltem a ter uma vida digna, que Jovens, Crianças, Adultos e Idosos tenham sempre um lugar onde partilhar a caridade.
Que esta rede de caridade um dia sonhada por nosso fundador Beato Antônio Frederico Ozanam em sua juventude, cresça e perdure até o fim dos tempos.
E por último Senhor, não poderíamos deixar de agradecer por nos fazer membros desta organização que por amor a Deus, por exemplo de São Vicente de Paulo e pelo nome do Beato Antônio Frederico Ozanam, cuida das famílias no mundo inteiro, somos inteiramente gratos por fazer parte disto.
Obrigado Senhor pelo Dom da Vida que se faz valer quando vamos ao encontro do mais pobre.
Senhor nos ajude a fazer florescer a civilização do amor onde formos.
Por Jesus Cristo;
Por Maria;
Por São Vicente de Paulo;
Pelo Beato Antônio Frederico Ozanam.
Amém!