Conselho Geral Internacional divulga módulos do Treinamento on-line Universal
Conforme anunciado na Assembleia Geral de Junho de 2016, o Conselho Geral Internacional (CGI) optou por colocar online os módulos de treinamento abrangentes disponíveis em quatro idiomas: Francês, Inglês, Espanhol, Português. O CGI pede para que seja lembrado o objetivo: fornecer para todos os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo a mesma mensagem sem distorção e nenhuma interpretação subjetiva, mas apresentando, em um mesmo espírito a Sociedade e o funcionamento interno.
Baixe o Arquivo de Apresentação de Formação. O módulo de formação foi lançado com base neste diagnóstico: a fonte de muitas dificuldades de nosso movimento é a falta de formação para os membros. É, portanto, um sentido de urgência que dois líderes internacionais, Brian O’Reilly, Vice-Presidente do CGI e General Marie-Françoise Salesiani-Payet, Vice-Presidente responsável pela formação e desenvolvimento, decidiu encarar problema de frente.
Em tempo recorde, toda a organização foi estabelecida. As tarefas foram divididas da seguinte forma: primeira fase de reflexão e propostas com módulos atribuídos a alguns países vicentinos muito experientes no campo da formação (Brasil, Inglaterra e País de Gales, Itália, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, França). Isto foi seguido por uma leitura cuidadosa dos módulos por Marie-Françoise e sua equipe. Finalmente, historiadores (Matthew Bréjon de Vergnée) e especialistas, incluindo David Williams, interveio para certificar que os textos eram desprovidas de erros históricos e foram consistentes com os ensinamentos da Regra.
Os módulos são (Todos em francês):
- Origem da História (pdf, 2.35 MB)
- Espiritualidade (pdf, 1.37 MB)
- Pobreza e mudança sistêmica (pdf, 1,59 MB)
- Visita (pdf, 1,28 MB)
- Regra (pdf, 1,51 MB)
- A Vida da Conferência (PDF, 1,72 MB)
- Solidariedade Vicentina (PDF, 1,24 MB)
- Relações com organizações internacionais e com a Igreja (pdf, 1.16 MB)
O Conselho Geral espera que estes módulos sejam ferramentas fortes e úteis para os membros, que agora têm a oportunidade de treinar, mesmo individualmente, através da visualização dos módulos. Se ainda há muito a fazer nesta área, podemos dizer com orgulho que o impulso foi dado e um movimento irreversível está em execução. Agora, outras iniciativas vão nascer e só podemos saudar a determinação do Brian O’Reilly e de Payet Marie-Françoise-Salesiani que fez esta descoberta.
“Que todos sejam um” para o melhor serviço dos pobres. Em breve estarão disponíveis em português.