Vocacionados para servir – Eis-me aqui
“Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, no Cristo Jesus, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.” 1 Pedro 5, 10
Quando ingressamos na SSVP ouvimos sempre das pessoas que somos voluntários, nos esquecendo que para o bom desempenho de nossa missão junto aos Senhores e Mestres temos de ser vocacionados, pois se agirmos somente como
voluntários corremos o risco de ao menor dissabor abandonarmos o trabalho para o qual fomos chamados.
Quando dizemos o “Eis-me aqui” temos de procurar viver a vida de Jesus, de quem herdamos o “eu vim para servir”.
A afirmação de Jesus de que “ O Reino de Deus está dentro de vocês” significa que temos de estar à disposição do outro integralmente vivendo a justiça e a santidade, não exteriormente mas dentro de nós e assim amar como ele amou e viver o que ele viveu. E quando acreditamos que o reino de Deus está dentro de nós assumimos com mais facilidade a nossa vocação de viver a santidade e levar nossos pares a fazer o mesmo.
Estamos vivendo tempos difíceis onde assumir qualquer tipo de compromisso seja, na vida, nos movimentos e pastorais da igreja, na sociedade é um sacrifício e embora Deus esteja sempre nos chamando, somos tentados a fechar nossos
ouvidos e fingir que não é com a gente. Assim, negando a assumir a cruz e seguir a Jesus vamos convivendo com o fim de nossas pastorais e movimentos e esquecendo completamente que tudo podemos realizar se contarmos com Jesus.
“A partir dessa adesão a Jesus Cristo ao Seu projeto de amor em nossas vidas, se manifestará em nós a vocação, o chamado de assumir a nossa cruz e segui-lo.
Como os apóstolos e discípulos de Jesus, somos chamados anunciar essa vida nova, esse projeto de justiça e santidade. Projeto este que comporta acolher o mistério da cruz de Cristo em nossas vidas. Citando São Paulo que dizia:
“Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim. Minha vida atual na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2, 20.
As Palavras de Paulo são reconfortantes, pois se Cristo vive em nós, o mistério de Sua cruz passa a fazer parte de nossas vidas. Então quando rezamos pedindo a Deus “Operários para a Messe” temos a confiança de que seremos atendidos como pessoas disponíveis e prontas a aceitar e abraçar o chamado e ao dizer o “eis-me aqui” colocar mãos a obra, pois o Reino exige trabalho e dedicação.
Que em nossa lida diária no trabalho vicentino junto aos nossos Mestres e Senhores, sejamos homens e mulheres comprometidos com nossa vocação, e reconhecendo a importância do projeto, nos sintamos privilegiados de estar a serviço de Deus e que, a cada manhã possamos dizer “Eis-me aqui Senhor“.
Confrade Luiz Gregório da Silva
Departamento de Normatização e Orientação do CMBH