Visita ao túmulo do cofundador Jules Devaux, que repousa em Colombières
A delegação do Conselho Geral foi recebida pela prefeita da cidade
Dando continuidade ao Projeto “Anos Temáticos Internacionais”, membros da diretoria do Conselho Geral Internacional, acompanhados dos delegados territoriais de juventude, estiveram na cidade de Colombières (Normandia), distante 300 km de Paris, para visitar o túmulo do cofundador Jules Devaux (1811-1880). Os atos ocorreram no dia 11 de setembro passado.
À chegada ao cemitério local, houve uma recepção calorosa feita pelos vicentinos da região, que contou com a presença de religiosos e de autoridades políticas. A prefeita da cidade, Senhora Catherine Viel, mostrou-se honrada ao receber a delegação do Conselho Geral, ressaltando o filho ilustre – Devaux – que repousava naquele lugar. Os jovens depositaram um buquê de flores sobre o túmulo, e foi cantado “Amazing Grace” com muita emoção.
Com a palavra, o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, agradeceu a acolhida e dirigiu a seguinte mensagem aos presentes: “Estamos muito felizes de estarmos aqui. É um grande privilégio poder visitar o nosso cofundador primeiro Tesoureiro-geral, que foi tão importante para a história da SSVP. Além do mais, quanto mais conhecemos as nossas origens, melhor saberemos levar adiante essa missão evangelizadora de caridade e de serviço”, enfatizou Renato. A Secretária-geral, consócia Marie-Françoise Salesiani-Payet, também expressou os agradecimentos do Conselho Geral.
Após as orações e cânticos em frente à lápide de Devaux, todos se dirigiram à Igreja São Pedro (Saint Pierre), ao lado do cemitério, onde os religiosos da região (padre Philippe e irmão Cyril), e seus paroquianos, conduziram invocações e leituras bíblicas, em francês e em inglês. Na sequência, a convite da prefeita, foi servido um coquetel de boas-vindas, oportunidade em que o confrade Hugues de Rosamel, presidente do Conselho Departamental de Calvados, usou da palavra para discorrer sobre o belo trabalho de caridade realizado pelas 15 Conferências da região.
Na ocasião, o confrade Thierry Vialatte, da cidade de Caen (ex-presidente do Conselho Departamental de Calvados), doou ao Conselho Geral uma pintura muito bonita e também muito antiga, com o rosto de São Vicente de Paulo, que será instalada na sede internacional. Registre-se que todos esses eventos contaram com a presença de muitos confrades e consócias de Colombières, Calvados, Roen e Moyaux.
Tendo em vista que Colombières é uma aldeia bem pequena, a delegação do Conselho Geral optou por pernoitar em Arromanches-les-Bains, uma cidade histórica onde os aliados desembarcaram em junho de 1944 para libertar a França da opressão nazista. Neste lugar, os confrades e consócias rezaram pela paz no mundo, sobretudo neste momento em que as guerras e os conflitos entre as nações voltaram a ser uma realidade triste no nosso planeta.
Lisieux
Na ida, a caminho de Colombières, a delegação do Conselho Geral passou pela cidade de Lisieux, onde pôde visitar o túmulo de Santa Teresinha do Menino Jesus, assim como dos pais dela, São Luís Martin e Santa Zélia Martin. Em Lisieux, foram visitadas a Capela e a Basílica de Santa Teresinha, seguido de um almoço fraterno entre os membros do Conselho Geral e de representantes do Conselho Departamental de Rouen, como a ex-presidente, consócia Frederique Quevilly. Na Basílica, os membros do Conselho Geral rezaram pelos jovens, pelas crianças, pelos idosos e pelas famílias do mundo inteiro.
Próximas visitas
O túmulo do cofundador Pierre-Auguste Le Taillandier será visitado em fevereiro de 2023 (tendo como referência o Ano Temático de 2022), e o corpo de Jules Gossin (Ano Temático de 2023), 2º Presidente-geral, será reverenciado em dezembro de 2023. O Projeto “Anos Temáticos” têm por objetivo conhecer mais profundamente o legado e a biografia dos nossos predecessores, começando pelos sete fundadores, mas agora iniciando uma nova fase com personalidades que foram importantes para a história da SSVP, como os Presidentes-gerais. Esta iniciativa consiste não apenas na visita aos túmulos, mas outras ações: canções, festival de cinema, logomarca especial, artigos de espiritualidade, palestras motivacionais, selo comemorativo e concurso literário.