UMA HISTÓRIA DE 98 ANOS
Domingo, 19 de janeiro de 1919, do ano do nosso Senhor Jesus Cristo. Provavelmente assim foi iniciada a ata que instituiu o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da Sociedade de São Vicente de Paulo. Hoje ela é composta por 15 Conselhos Centrais, que orientam o trabalho vicentino em 16 cidades da região metropolitana da capital mineira.
Nos últimos anos, mais de 1 milhão de pessoas foram ajudadas diretamente pelas conferências, célula mais importante da Sociedade de São Vicente de Paulo, onde se aprende o espírito do amor tão sonhado por Ozanam e São Vicente, ensinado por Jesus. Isso representa mais de 10 mil atos de amor e cuidado dedicados ao próximo em cada ano do nosso trabalho.
São 25 lares de idosos, 14 creches, 1 abrigo para moradores de rua e 1.500 conferências espalhadas pela região metropolitana, que realizam o sonhado plano de Antônio Frederico Ozanam: reunir o mundo em uma grande rede de caridade. Anualmente, também são auxiliados mais de 110 seminaristas, futuros padres para o serviço da Igreja.
Muito mais que números, o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte representa uma grande família, composta por homens e mulheres, crianças, jovens e idosos com um coração enorme, que ano a ano enfrentam dificuldades, superam desafios e tempos escuros, inspirados pela palavra de Deus e pela Eucaristia. Os atos práticos são os testemunhos da fé, pois só a oração por si não nos salva. Deus sempre nos confia missões que podemos e temos capacidade para desenvolver. Podemos dizer: “somos seres vocacionados ao amor! ”.
Atualmente, o CMBH tem investido esforços para atender mais pessoas em novos projetos. No último ano foi criado o Projeto Flauta Doce, que atende crianças e as insere no universo musical, e firmado parcerias com Companhias de Teatro e Circo, como a Condelon e a Trupe Gaia, para ensinar artes cênicas e abrilhantar os eventos da SSVP.
Os Conselhos Centrais que compõem o CMBH são: Belo Horizonte, Todos os Santos, São Lucas, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Neves, Santa Luzia, Nossa Senhora do Pilar, São Paulo Apóstolo, São João Batista (Sabará), São Mateus, São Francisco de Assis e Sagrados Corações.
Por: Departamento de Comunicação do CMBH