Tempo do Advento: confira a mensagem da Assessoria Espiritual do CNB
O Conselho Nacional do Brasil divulgou nesta terça-feira, 02/12, a mensagem especial do Advento de Pe. Alexandre – Assessor Espiritual do CNB. Confira na íntegra a mensagem extensiva a todos os vicentinos.
Estimados Confrades e Consocias,
“Preparemos os caminhos do Senhor, endireitemos suas veredas”.
(Lc 3, 4)
Estamos no Tempo do Advento, tempo de esperança, momento de avaliarmos nossa caminhada, fazer uma parada e tomar consciência do que foi a nossa vida e a nossa missão no decorrer de 2014.
Quantas graças recebidas! Quantas vidas doadas! Quantos pobres servidos!
Estamos à espera da grande Luz que é Jesus Cristo. Luz que ilumina todas as pessoas que, vindo ao mundo, têm uma missão em suas vidas.
Esta Luz fez-nos sair de nossas casas, de nosso trabalho, deixar algumas coisas e abrir o coração para abraçar o projeto de Deus de serviço aos Pobres. O ano passou. A vida de cada um passou, passa e passará por um processo de mudanças que é próprio da dinâmica da vida. As mudanças influenciam nossas motivações, nossos sentimentos, nosso querer e nosso agir.
É importante que diante de tudo isso não percamos o espírito de busca da grande Luz que é Jesus presente no rosto de tantos Pobres!
Neste Advento, pensemos na qualidade de nossa caridade, de nossas atitudes nas Conferências, nas atividades da SSVP, no relacionamento com os familiares, confrades, consócias e, sobretudo, com os Pobres.
Jesus com sua presença iluminou o ambiente escuro do estábulo onde nasceu, transformando-o num lugar de paz, de acolhimento, de manifestação das virtudes que São Vicente nos deixou como marcas próprias de um vicentino: a humildade, a simplicidade, a mansidão, o zelo e a mortificação.
Refletindo sobre estas virtudes em nossa vida, em nossos relacionamentos e no zelo pelo patrimônio na SSVP, percebemos que em certas situações prejudicamos os Pobres e a paz fica abalada em determinadas Unidades Vicentinas; fragilizando a esperança de quem sonha com um projeto de fraternidade, de união, de construção de um mundo novo, livre do egoísmo, da injustiça e do pecado.
Sabemos que encontramos dificuldades para realizar nossos sonhos, mas é importante que estes sonhos existam em nossas vidas, como metas, como projetos e propostas de um coração justo que deseja o bem e a paz para todos, realizando o sonho de Frederico Ozonam que “gostaria de envolver o mundo inteiro numa grande rede de caridade”.
Que neste tempo do Advento possamos fazer uma boa revisão da nossa missão junto aos Pobres. Cada um conhece suas dificuldades, suas amarras e resistências que dificultam a realização dos planos de Deus, na vocação de confrade e consócia!
Abramos o nosso coração ao apelo da conversão, despojemo-nos de tudo aquilo que nos impede de ser mais livres para amar a Deus e servi-Lo na pessoa dos Pobres.
Intensifiquemos a nossa oração neste tempo do Advento!
Que o Senhor as acompanhe e o Espírito Santo ilumine nossa tão querida SSVP!
Tenhamos certeza de que o Senhor nos envolve com a sua luz e tudo em nós será transformado, sobretudo quando cada vicentino estiver Tecendo a Caridade!
Que Maria nos ajude a dizer SIM à vontade de Deus!
Um grande abraço fraterno e a certeza das minhas orações por cada um de vocês!
Padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM)
Assessor Espiritual do CNB
fonte:ssvpbrasil.org.br
Parabéns! O site está ficando cada vez mais dinâmico. Felicidades!