Ser jovem…
Querida consócia, amado confrade, estimados leitores: LSNSJC!
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7).
Está a aproximar-se a data da 31ª Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Cracóvia, na Polônia, de 26 a 31 de Julho. Já são mais de 600 mil jovens inscritos, mas são esperados muitos mais neste evento completamente inserido na celebração do Ano Jubilar da Misericórdia.
O nosso São João Paulo II manteve-se jovem mesmo quando a doença o deixou alquebrado, sem voz. O seu coração era jovem, e os jovens do mundo inteiro perceberam a verdade naquele Santo homem. Acolheram o seu chamado e foram ao seu encontro, de todos os recantos, ansiosos por uma Palavra de Boa Nova que os fizesse sentir a Vida novamente, dentro de uma sociedade doente e viciada.
Procuremos em nós aquele jovem que existe bem lá no fundo de nossos corações, e sigamos todos juntos os passos Daquele que se faz o sol sorrir para todos e as flores perfumarem desertos e montanhas! Que as sementes plantadas cresçam, se tornem árvores robustas, frondosas e frutifiquem nas famílias guerreiras, especialmente as famílias visitadas semanalmente por nós que fazemos parte da amada SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo). Que conquistem novamente, para Jesus, tantos corações dispersos, endurecidos e envelhecidos no mundo.
Sigamos os ensinamentos do Papa Francisco: “a palavra de Deus é uma companheira de viagem, mesmo para as famílias que estão em crise ou imersas em alguma tribulação”.
Conheça alguns vicentinos que participarão da JMJ 2016:
Rodrigo Passos de Almeida – Comissão de Jovens do Conselho Central Imaculada Conceição de Venda Nova
Nasci num berço vicentino. Desde criança minha mãe me levava para as reuniões da conferência Nossa Senhora do Rosário, a qual sou membro atualmente. Fui crescendo e vivenciando a espiritualidade vicentina até a proclamação como confrade. Hoje estou trabalhando como suplente da coordenação de comissão de jovens do Conselho Central Imaculada Conceição. É uma nova gestão e muitos são os desafios. Mas estamos dispostos e animados para servir. Ser vicentino é colocar em prática todas as obras de misericórdia, corporais e espirituais, em favor dos mais necessitados. E sendo misericordiosos que experimentaremos a misericórdia de Deus a nosso favor.
Tive a graça de participar da minha primeira Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro. Foi uma experiência sensacional ver jovens do mundo inteiro unidos pela mesma fé. Mesmo tendo línguas diferentes, todos refletiam o mesmo rosto de Cristo. E isso que me motivou a querer participar da JMJ 2016, em Cracóvia. Será a minha primeira viagem internacional. Não sei das dificuldades que vou enfrentar, mas estamos confiantes de que seremos abençoados mais uma vez nessa JMJ.
Essa JMJ é oportuna em todos os sentidos, inclusive por vivenciarmos o Ano da Misericórdia com mais intensidade. Vamos para um lugar onde se respira a misericórdia, através da história de São João Paulo II e Santa Faustina (Patronos da JMJ 2016). Que Deus, pela intercessão de São Vicente de Paulo, nos abençoe nessa peregrinação.
André Felipe – Conselho Central de Santa Luzia
Minha primeira experiência com JMJ foi em 2013, na Jornada realizada no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade pude reafirmar minha caminhada de fé e fortalecer minha disposição a serviço dos que mais necessitam. A partir do anúncio feito pelo Papa Francisco de que a próxima Jornada seria na Polônia, terra natal de São João Paulo II, me despertou o desejo de participar novamente deste encontro.
Distância, dificuldade financeira e o idioma, são desafios que me motiva ainda mais. O tema da JMJ 2016 “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia”, também me cativa e vai ao encontro do ideal da SSVP. A expectativa é grande, pois a jornada requer dos peregrinos uma preparação espiritual e psicológica para que se possa enfrentar os possíveis obstáculos.
Com Deus guiando os passos de todos os peregrinos, espero buscar e partilhar experiências de fé e caminhada cristã, além de voltar com a bagagem cheia de espiritualidade e com mais vontade de contribuir com os trabalhos da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Por: Marileide Araújo (Coordenadora da Ecafo/CMBH) e Departamento de Comunicação do CMBH
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1008, ano 102.
Faça sua assinatura AQUI