Senhora da Piedade
Há 46 anos os vicentinos sobem à Serra da Piedade, em louvor a Maria. Como surgiu a denominação: Nossa Senhora da Piedade?
Contam que a primeira imagem apareceu em Portugal. O artista recolheu a cena de Maria recebendo o cadáver de seu filho no Monte Calvário, para sepultá-lo. A expressão de Nossa Senhora retratada, na imagem, carrega duas grandes paixões: Cristo e a humanidade. Senhora da Piedade, pois Maria nos acolhe quando acolhe Jesus. A compaixão, a aceitação da vontade do pai, também são visíveis na imagem.
“Mulher, eis aí o teu filho.” E “Eis aí a tua Mãe.”
Essa atitude de acolhida e presença nos convoca para a fraternidade e nos faz crer que da dureza da cruz emana o mais nobre gesto de afeto e partilha. Somos irmãos em Cristo e recebemos dele a piedade.
A Senhora da Piedade nos ensina que ter piedade é querer e desejar a presença de Deus, e trazer para próximo dele os seus filhos, para que esses se assemelhem ao divino.
A dor de Nossa Senhora da Piedade pode ser retratada também no canto de Verônica: “Ó vós, ó vós, vós que por aqui passais, olhai, dizei, quem neste mundo sofreu mais?” E o poeta acrescenta:
“Pede ao Eterno que o sol radiante apague seu fogo intenso, que em gelo torne a larva do vulcão, que ele pode as estrelas apagar o brilho, pode os rios secar, secar os mares, não os olhos da mãe que perde um filho!”
Foi no Monte Calvário que a cena aconteceu, e nós ao subirmos a Serra da Piedade (Caeté-MG) podemos mostrar toda a nossa devoção àquela que como padroeira do Estado de Minas Gerais nos socorre e intercede ao Pai nas nossas dores rezando: Nossa senhora da Piedade, mãe da Igreja e Nossa Mãe, pela dor que sofrestes quando aos pés da cruz recebestes em vossos braços o corpo de Jesus, que morreu pelos nossos pecados, nós vos pedimos que acolhais em vossas mãos o meu pedido, socorrei-me e intercedei na minha dor.
Por: Cfd. José Marcos Ramos
Participe da 45ª Romaria Vicentina ao Santuário Nossa Senhora da Piedade!
Neste ano, a tradicional Romaria à Serra da Piedade será no dia 31 de julho de 2016, dia em que se comemora a proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais. Confira aqui a programação completa.
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1007, ano 102.
Faça sua assinatura AQUI