I Encontro Pan-americano de coordenadores nacionais de juventude no Brasil
De 27 a 29 de setembro de 2024, aconteceu na cidade de Sumaré/SP, Brasil, o 1º Encontro Pan Americano de Cordenadores Nacionais da Juventude da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). O encontro contou com a presença de 19 coordenadores nacionais pertencentes aos territórios da América 1, 2 e 3, juntamente com seus coordenadores territoriais, Josmary Centella e Edgardo Fuentes. Também se realizou no mesmo local, o 3º Fórum Nacional da Juventude do Brasil, que contou com a participação de cerca de 2 mil jovens brasileiros.
O cronograma do Encontro Pan-americano foi elaborado estrategicamente para que os coordenadores nacionais pudessem vivenciar também o Fórum. Na sexta-feira, os representantes puderam participar do início do Fórum juntamente com os outros jovens, afim de que pudessem ser contagiados pela alegria e pela grandiosidade da juventude vicentina no Brasil. Já no início do sábado, tiveram uma formação sobre o « Manual de Orientação para coordenadores nacionais de Comissão de Jovens » em que puderam aprender e tirar dúvidas. Depois participaram da reflexão do tema do Fórum “Rosto Vivo de Ozanam”, conduzido pela irmã filha da caridade, Carolina Mureb HC.
Os participantes também visitaram o Lar Frederico Ozanam, em Salto/SP. Foi um momento muito prazeroso, juntamente com toda equipe do Lar que, gentilmente, apresentou a Obra e os 33 residentes para todos na visita. “Um dos destaques do encontro foi poder visitar a Obra Frederico Ozanam, pois sou apaixonada em trabalhar com idosos, e esta casa foi um belo exemplo do incrível trabalho que fazemos como vincentinos”, ressalta Shelby Mulder, coordenadora nacional da juventude no Canadá, sendo notório a importância desse momento para os participantes.
Já o domingo iniciou-se com a apresentação sobre a estrutura do Conselho Geral feita pelo confrade Renato Lima. Em seguida, aconteceu uma mesa redonda em que participaram os confrades Juan Manuel Gomez PGI, confrade Sebastian Gramajo, Vice-presidente Geral Internacional, confrade Júlio Lima, Vice-presidente Internacional de Estrutura e de Projetos Especiais, confrade Sebastião Ribeiro da Silva, Vice-presidente Territorial para América 3 e Juliana Rosa Silva, Delegada Internacional para Crianças, Jovens e Adolescentes. Os participantes perguntaram sobre o futuro da Sociedade, sobre a importância da juventude a longo prazo, sobre a sustentabilidade dos recursos da Sociedade, entre outros, podendo obter as respostas dos próprios membros do Conselho Geral. Chegando ao final do encontro, cada território pode apresentar suas atividades desenvolvidas junto a juventude e em seguida foi abordado os próximos passos sobre a canonização de Frassati e o Jubileu da Juventude em Roma, em 2025.
Para Andrea Fuentes, coordenadora nacional de Honduras, foi uma experiência única e ela sente que a SSVP está apostando nos jovens e que está na hora de parar de esperar as coisas acontecerem e que devemos faze-las acontecer.
Foi um encontro muito significativo e importante para marcar o início e o desenvolvimento dos trabalhos exercidos por cada coordenador nacional. “Se soubermos colocar em prática a estratégia de Ozanam, a audácia de São Vicente e a coragem de Frassati, certamente teríamos dado início a um rumo diferente para a juventude da América 1, 2 e 3. É nisso que acreditamos, e é para isso que trabalhamos”, reforça a Delegada Internacional da Juventude, Juliana Rosa.