Semana Social na Paróquia Santíssima Trindade
A Paróquia Santíssima Trindade, em Santa Luzia, realiza a Semana Social 2017 com uma série de encontros e reflexões sobre a participação transformadora que promove a paz e a democracia. A iniciativa é parte de um importante trabalho social realizado junto à comunidade, que inclui a Creche Nossa Senhora da Paz. No território da Paróquia funcionam ainda o Projeto Fé e Alegria, as oficinas de artesanato do Clube de Mães, além das aulas de violão e de informática.
A Creche Comunitária Senhora da Paz, conduzida por leigos da Paróquia, no bairro Nova Esperança, promove o desenvolvimento de 80 crianças de zero a seis anos de idade. São meninos e meninas de comunidades pobres, que recebem toda atenção necessária de um serviço que proporciona aos pais a tranquilidade de irem para o trabalho sabendo que os filhos estão sendo bem cuidados.
No território da Paróquia, é desenvolvido ainda o Projeto Fé e Alegria, uma obra social da Companhia de Jesus, que consiste em uma creche comunitária para 75 crianças e um projeto social que beneficia 120 crianças e adolescentes de até 12 anos, no bairro Palmital.
Enquanto as crianças dão os primeiros passos na vida escolar, as mães que permanecem na comunidade durante o dia têm a oportunidade de aprender algo novo nas oficinas de artesanato do Clube de Mães, criado nos moldes dos projetos de geração de renda que envolve, também, alunos da creche nas aulas e de artesanato. Em um bazar, toda a produção é comercializada e a renda revertida para a instituição.
A inclusão digital é outro importante serviço prestado à população. Um telecentro, situado na Comunidade São José, bairro Nova Esperança, permite o acesso gratuito à internet. Nesse mesmo espaço, é ministrado um curso de informática para cinco turmas, de segunda a quinta-feira. Também são oferecidas aulas de violão. No momento, o grande esforço é no sentido de implantar um projeto esportivo, aproveitando uma quadra poliesportiva doada à comunidade.
Assim como o Projeto Social São José, o trabalho das pastorais sociais, no atendimento à pessoa idosa, às crianças, no auxilio aos encarcerados e na distribuição de alimentos, necessita da generosidade dos fieis, para além da contribuição com o Dízimo. Por este motivo, a Paróquia criou e lançou, em junho, o Fundo Social Paroquial.
O Fundo Social Paroquial foi apresentado pelo pároco, padre Donizetti, aos fiéis reunidos na 19ª Festa da Santíssima Trindade. O Fundo Social tem sua inspiração bíblica no capítulo 25 do Evangelho de São Mateus, em que é possível entender toda a dimensão do cuidado com o irmão que sofre, pois todo ele é dedicado a essa construção da dignidade da pessoa humana.
“Com a proposta, queremos responder às principais demandas sociais que chegam à secretaria e nas comunidades, além de apoiar o trabalho das pastorais do Idoso, da Criança, Carcerária e Vicentinos e o Projeto São José, que juntos integram a Rede Pastoral Social da Paróquia Santíssima Trindade”, disse Padre Donizetti.
Diante da conjuntura nacional e do aumento do número de desempregados, a atuação das pastorais sociais se faz ainda mais necessária, todavia, a contribuição com o Dízimo e outras entradas financeiras não têm apresentado evolução, daí, a necessidade da constituição do Fundo Social.
Como participar?
O Fundo Social terá três fontes de captação de recursos: 1. Comunidades: com percentual fixo de repasse ao fundo; 2. Eventos: com a promoção de eventos e campanhas específicas para este fim; e 3. Carnê Social: com uma contribuição mensal.
O carnê social poderá ser adquirido na Secretaria Paroquial ou nas comunidades junto à Pastoral do Dízimo. A contribuição por ele será mensal e poderá ser feita também com a pastoral do Dízimo ou por depósito/transferência bancária para a Conta Corrente: 12.506-8; Agência 3040; Banco Itaú.
Fonte: Site da Arquidiocese de Belo Horizonte