São Vicente de Paulo terá face reconstruída por pesquisadores
As imagens que se tem sobre São Vicente de Paulo podem não revelar exatamente o rosto verdadeiro do santo. Como são feitas a partir de pinturas, já que na época ainda não se utilizava fotografias, há a possibilidade de que características importantes possam não ter sido consideradas nos trabalhos manuais. Para eliminar de vez a dúvida – sobre como seria o real rosto de São Vicente – uma equipe de pesquisadores iniciou um estudo histórico, antropológico e científico, que deve mostrar em breve como era a face do santo considerado o patrono de todas as instituições de caridade (a data certa para a apresentação ainda não está definida).
Em entrevista exclusiva à revista Boletim Brasileiro (edição janeiro/fevereiro), o designer Cícero Moraes, que é um dos pesquisadores, contou que o trabalho está sendo feito a partir de fotografias do crânio de São Vicente. Na década de 60, em celebração aos 300 anos da morte do santo, o relicário onde estavam guardados os restos mortais dele foi aberto. Os ossos e crânio estavam intactos e foram fotografados. Em seguida, colocados dentro de uma imagem de cera que reproduz o corpo do ‘padroeiro de todas as obras de caridade’, exposta até hoje na Capela de São Vicente de Paulo, em Paris (França).
As fotos foram encaminhadas para uma equipe de legistas, dentistas, antropólogos e cirurgiões plásticos. Sem saberem que ela pertencia a São Vicente, a equipe atestou que o crânio pertencia a um homem com ancestralidade europeia, de idade avançada e com perda óssea na região da maxila.
Depois dos estudos científicos, o designer Cícero vai projetar em um programa de computador a face de São Vicente. “No caso de São Vicente de Paulo, nós vamos triangular uma série de pontos a partir das fotografias; e tendo como referência esses pontos, nós projetaremos qual seria a espessura do tecido mole (músculos, gorduras e pele), a dimensão do nariz, o tamanho dos lábios e a posição dos olhos. Trata-se de um trabalho que envolve conhecimento anatômico e dados estatísticos”, revela Cícero. A imagem ainda será impressa em formato tridimensional (3D).
O estudo tem entre 85 e 90% de eficácia. A equipe de pesquisadores que desenvolve o projeto é a mesma envolvida nas reconstruções dos rostos de Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua e Madre Paulina. O projeto é intermediado pelo Dr. José Luís Lira, que é hagiólogo (estuda a vida dos santos). Para fazê-lo, a equipe conseguiu uma autorização da DePaul University, em Chicago, que é administrada pela Congregação da Missão (ordem dos padres vicentinos).
*Matéria retirada do site da SSVP Brasil