Romaria Nacional à Aparecida 2017 reúne milhares de vicentinos
Vicentinos do Brasil inteiro cantaram numa só voz os louvores a Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, durante a 47ª Romaria Nacional à Aparecida-SP.
Durante dois dias, 01 e 02 de abril, mais de 15 mil vicentinos participaram desta tradicional Romaria a Casa da Mãe Padroeira do Brasil. Com intensa programação, a Via-Sacra realizada no Morro do Cruzeiro, contou com a participação de 9 mil vicentinos, que juntos refletiram sobre as situações de pobreza que hoje assolam a humanidade.
Na tarde do dia 01 de abril, crianças, adolescentes e missionários se encontraram nos workshops da CCA e das Missões realizados no subsolo do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, e que reuniu 400 pessoas. Para a consócia Margarete Santos, coordenadora nacional do Departamento Missionário, o objetivo foi de mostrar a importância da Missão na Sociedade de São Vicente de Paulo. “Todos os vicentinos são missionários, pois a SSVP é por sua natureza missionária, portanto, nosso modo de ser e agir devem estar permeados por este espírito. Sendo a SSVP uma organização de serviço e também de apostolado, devemos assumir o compromisso e a responsabilidade de difundir a missão cristã e o carisma vicentino”.
O tão esperado Festival Cultural Ozanam, mais uma vez, foi sucesso total. Voltado para a juventude com tema principal “Contra as pobrezas, agir juntos”, foi a oportunidade para que as crianças e os jovens demonstrassem pela arte o serviço aos pobres. Danças e apresentações musicais, com composições inéditas, embalaram a noite.
O Conselho Metropolitano de Belo Horizonte e a Região 1, no Festival Cultural, estiveram representados pela Banda Ângelus, do Conselho Central Nossa Senhora da Piedade (Caeté-MG). Pelo 4º ano consecutivo a Banda, composta por vicentinos da Conferência São Miguel Arcanjo, se apresentou, neste ano com melodia ao som de forró e com letra inédita.
Na manhã do domingo (02) duas importantes celebrações foram realizadas: a Festa Regulamentar de Fundação da SSVP e a Santa Missa encerrando a 47ª Romaria. Mais de 7 mil pessoas participaram da Festa Regulamentar em que são renovados os compromissos vicentinos, considerado uma aliança com Deus e com os pobres.
A Santa Missa de encerramento, celebrada no Santuário Nacional foi presidida pelo bispo Dom Carlos Chacorowski (CM) que durante a homilia destacou ressaltou a importância do trabalho dos vicentinos no desenvolvimento social do país. “O Carisma Vicentino não é uma teoria, opinião ou moda. O Carisma Vicentino é a misericórdia do Pai que se encarna em Jesus e se põe em ação por meio dos vicentinos”.
Durante toda a Romaria foram lembrados os 400 anos do Carisma Vicentino e 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba. Fé, devoção e ação presentes no coração humano em prol da justiça e de um mundo melhor.