Responsabilidade e zelo do Vicentino
Estimados confrades e consócias, Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Tem um filme bem conhecido em encontros que participei chamado “QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?”, para quem ainda não viu, recomendo. É um filme curto e para grande reflexão. Uma delas é que não podemos ficar no comodismo e na mesmice de “sempre foi feito assim”, por isso “não vamos nos mexer”. Se ficarmos da mesma forma o “queijo vai acabar”. É preciso verificarmos a realidade e analisarmos frequentemente o “cheiro” e o ambiente. Não podemos protelar o que pode ser feito imediatamente; precisamos mudar de rumo assim que detectamos a necessidade. Impossível ficar parado! Assim como no filme, estudar os nossos grupos, Conferências, unidades e departamentos é fundamental para não deixar as coisas irem acontecendo sem monitorar, sem verificar as reais necessidades e analisar a hora de mudar de “posto”.
Nosso compromisso é com Deus e com os Pobres. Meio termo não existe para Deus e precisamos nos entregar por inteiro. Será que estamos dando o melhor de nós?
Temos que estar prontos para tudo a todo o momento. Não sabemos a hora em que a SSVP precisará de nós. Por isso, precisamos ficar atentos aos acontecimentos para não enxergá-los só quando estiverem num estágio onde quase mais nada dá para ser feito.
É a hora do “labirinto”! É hora de sairmos do nosso conforto e procurar “queijo novo”. É hora de observar o que está acontecendo, para não chegarmos tarde demais. É hora de renovarmos nosso regulamento com a participação dos vicentinos de todo Brasil. É hora de promovermos os Pobres com Projetos Sociais que de fato causem uma Mudança Sistêmica.
Não queremos “queijo de ontem”! Precisamos fazer diferente porque a hora é agora!
Vamos ser os protagonistas?
Autor: Confrade Cristian Reis
Presidente Nacional da Sociedade
de São Vicente de Paulo | Brasil
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, ano 104.
Faça sua assinatura AQUI
ou ligue (31) 3349.1700