Projeto Cultural Chorinho de Emoção estreia no Centro de Convivência Paulo Penido da SSVP
Ao som de samba e música popular brasileira os idosos do Centro de Convivência Paulo Fagundes da Fonseca Penido, administrado pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), em Belo Horizonte, participaram hoje (07) do lançamento “Chorinho de Emoção”.
O grupo Roda Viva interpretou as músicas mais conhecidas apresentando breve histórico da crianção e dos autores, dando início a uma série de apresentações do projeto cultural nas 28 instituições de longa permanência da capital mineira. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, sob o Patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A., e apoio institucional do Movimento Gentileza. A coordenadora do Movimento Gentileza e primeira-dama do município, Ana Laender, acompanhou a estreia do projeto.
A proposta é promover o resgate de memórias afetivas entre os idosos, por meio da apresentação de músicas e fatos interessantes dos dois gêneros musicais, o choro e o samba, aliado ao uso de figurino e adereços de época, que auxiliam na encenação. Todas as 28 ILPIs de Belo Horizonte serão contempladas até o fim de 2020, abrangendo todas as regionais da cidade e levando acessibilidade e democratização da cultura a mais de 1.000 idosos institucionalizados.
O presidente do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, confrade Wellington Corrêa, participou da estreia e destacou a importância das parcerias entre as iniciativas voluntárias e a SSVP. “Esta é uma das muitas oportunidades de tornar o dia dos idosos das ILPIs especial. A SSVP vê com estima e consideração as parcerias que visam transformar a vida dos que são cuidados pelos vicentinos, principalmente na melhor idade”.