Coleta Ozanam
O Bem aventurado Antônio Frederico Ozanam tem sua memória litúrgica celebrada em 09 de setembro de cada ano, tendo falecido em 08 de setembro de 1853. Assim a cada ano os confrades e consócias são convidados a realizar ações especiais que representam a unidade da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Os vicentinos precisam realizar nas reuniões das Conferências a Coleta de Ozanam, cujo Artigo 69 da Regra nos indica que o valor coletado será designado ao Conselho Geral Internacional (CGI) da SSVP. A coleta deve ser feita na reunião de segunda semana de setembro que inclui o dia 09, e direcionada ao Conselho Particular o quanto antes para que possa chegar em tempo hábil para o Conselho Nacional e a sede da SSVP em Paris.O Conselho Geral Internacional usará esses recursos provindos de todos os lugares do mundo para a preservação de sua organização e da sede, para o crescimento de projetos, e no repasse a Conferências mais carentes.
O CGI utiliza a Coleta Ozanam para ajudar os Conselhos Vicentinos de países que enfrentaram desastres naturais como terremotos, furacões, tsunamis, dentre outros, auxiliando na reestruturação de casas e na doação de remédios e alimentos.
Esta campanha de arrecadação teve como nome “Coleta Ozanam” pois era sonho de Ozanam unir o mundo inteiro em uma grande rede de caridade. Conforme o § 3º do Artigo 69, a remessa dos recursos será feita pelos Conselhos Particulares diretamente ao Conselho Nacional do Brasil. A coleta é um modo de partilha, comunhão e amor dedicado à SSVP.
Confira a circular da Coleta Ozanam clicando neste link.
Por Mariane Magalhães | Decom CMBH