Primeira sessão das reuniões anuais do Conselho Geral Internacional.
Em 4 de outubro de 2020, festa de São Francisco de Assis, realizou-se a primeira parte da reunião Anual do Conselho Geral Internacional, que se realizará em duas sessões (04 de outubro e 13 de dezembro) por internet devido à pandemia.
Na reunião de 04 de outubro foram aprovadas onze resoluções, a maioria delas relacionadas com o cumprimento da lei e regulamentos franceses, que está acolhido o Conselho Geral Internacional da SSVP.
O encontro que foi transmitido ao vivo por Ozanam TV, começou com o hino da SSVP, para posteriormente, seguir com as orações iniciais. Em seguida o presidente geral fez um discurso de abertura que insistia sobre a necessidade de não parar a caridade apesar das dificuldades causadas pela pandemia, de estarmos presentes na vida dos mais vulneráveis e de continuarmos a iluminar com esperança o mundo que nos rodeia.
Além deste discurso inspirador, foi ouvida a música “o mundo precisa de pausa”, canção composta especialmente para estes momentos de doença e confinamento, e que abriu espaço à reflexão espiritual sobre “a caridade e a pandemia” dirigida por Pe. Andrés Motto, assessor espiritual do Conselho Geral.
Na primeira sessão, foram aprovadas as atas do ano passado, correspondentes às reuniões do Comitê Executivo Internacional e da Seção Permanente, os relatórios do presidente geral e da secretária geral, o informativo do tesoureiro geral e as contas do Conselho Geral Internacional, que também foram revisados por uma auditoria externa.
Com relação aos assuntos econômicos, foi aprovado a criação de um orçamento especial para o processo de canonização de Antonio Federico Ozanam, devido aos avanços sobre esse assunto tão importante para a SSVP. A gestão deste processo será de responsabilidade do Conselho Nacional da Itália.
No que diz respeito ao trabalho em grupo e colaboração com outras organizações, foi assinado um contrato de colaboração com o Centro de Informação Vicentino (CIF), que pertence à Congregação da Missão. O CIF ajudará os vicentinos em seu processo de formação, começando por aprofundar em dois temas fundamentais: a antropologia dos pobres e a teologia de São Vicente.
Além disso, foi elaborado um “Protocolo de Proteção à Infância” para evitar situações de abuso a menores, documento que está à disposição de todos os países membros da Confederação.
Fonte: SSVPGLOBAL