Presidente-geral participa de diversas atividades em Paris
Os eventos aconteceram entre 8 e 12 de dezembro
Após participar da reunião da diretoria internacional, realizada em Lyon, e de visitar as cidades de Pau, Tarbes, Horgues e Lourdes, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral, cumpriu extensa agenda de trabalho em Paris, entre 8 e 12 de dezembro de 2021. Publicamos, a seguir, um breve relato, escrito pelo próprio Presidente-geral, contendo uma síntese das visitas realizadas, dos eventos e das reuniões promovidas.
1. Cerimônia comemorativa na Notre-Dame de Paris
Como todos sabem, em 2019 houve um grande incêndio que destruiu parte considerável da Catedral de Nossa Senhora de Paris (Notre-Dame). Graças a Deus, nem a capela de São Vicente de Paulo nem a placa comemorativa da beatificação de Ozanam foram afetadas. Nesses anos de reconstrução, uma grande campanha de arrecadação de donativos foi iniciada pela Igreja, e o nosso Conselho Geral deverá fazer uma doação em breve, juntamente com recursos generosos enviados pelos países. É evidente a estreita relação entre a Catedral de Notre-Dame e a nossa Sociedade, pois foi ali que, em 1997, São João Paulo II declarou beato a Ozanam. Estivemos, eu e a consócia Marie-Françoise, numa cerimônia conduzida pelo General Jean-Louis Georgelin, nomeado pelo presidente Emmanuel Macron para presidir a instituição encarregada da reconstrução da catedral. Na ocasião, o General atualizou a todos sobre o estágio das obras, recebeu de nossa parte uma medalha da beatificação de Ozanam, e assim se expressou: “Quando da minha juventude, fiz parte de uma Conferência Vicentina”, disse-nos ele.
2. Paróquia Santa Rosalie
Com alegria, encontramo-nos com o padre Arnaud Mougin, pároco da Igreja Santa Rosalie de Palermo, onde também acontece a veneração à bem-aventurada Rosalie Rendu, Filha da Caridade, primeira assessora espiritual da Conferência de Caridade, em 1833. Da reunião, também participou a consócia Marie-Françoise Salesiani-Payet, Secretária-geral. Esta paróquia fica a menos de 200 metros de distância da sede do Conselho Geral. Diante da proximidade geográfica e da relação estreita com o legado de Rosalie Rendu, o padre Arnauld aceitou a nossa proposta de inaugurar uma placa alusiva a isso, com uma imagem de Ozanam, em abril de 2022. No domingo, participei da santa missa, e encontrei-me com alguns confrades e consócias da Conferência local, muito ativa por sinal, com distribuição de alimentos durante a semana para a população de rua de Paris.
3. Capela da Medalha Milagrosa
No dia da festa da Imaculada Conceição (padroeira da SSVP), 8 de dezembro, tive a alegria de participar da santa missa na Capela da Medalha Milagrosa. Após a celebração, tive uma reunião com a Irmã Françoise Petit, superiora-geral da Companhia das Filhas da Caridade. Na oportunidade, discutimos sobre projetos comuns e sobre o futuro da Família Vicentina. Aproveitei para falar das novas etapas do processo de canonização de Ozanam, com a análise do segundo suposto milagre por uma bancada de médicos, o que a Irmã Françoise ficou muito feliz em saber do andamento da causa. Também conversamos sobre a próxima reunião do Comitê Internacional da Família Vicentina, que acontece em janeiro próximo nos Estados Unidos.
4. Visita aos padres lazaristas (vicentinos)
Como sempre faço, também visitei a sede da Congregação da Missão (padres vicentinos), ocasião em que estive com o superior, padre Roberto Gomez, e o assessor espiritual do Conselho Geral, padre Andrés Motto. Aproveitei o momento e presenteamos a Congregação da Missão com um busto de Antônio-Frederico Ozanam. Segundo o padre Motto, que também é coordenador do Centro Internacional de Formação da Família Vicentina (CIF), o busto ficará localizado no “Auditório Ozanam”, que será reformado e ampliado ao longo de 2022. Esta reforma conta com o apoio econômico da nossa Confederação. Já está acertado que a reunião da diretoria, em setembro de 2022, ocorrerá na Casa Mãe, especialmente no novo “Auditório Ozanam”.
5. Reunião com os funcionários
Também tivemos uma profícua reunião com todos os empregados da sede internacional, ocasião em que pudemos expressar o nosso agradecimento à dedicação de todos, para o bem do Conselho Geral e no sentido de cumprir com o planejamento estratégico internacional. “Profissionalismo, harmonia e confidencialidade são os elementos mais requisitados atualmente em qualquer ambiente laboral, e contamos com o bom trabalho de vocês, sempre”, destaquei durante a conversa. Nossos funcionários são muito eficientes, falam várias línguas, conhecem bem os valores da nossa Sociedade, e ajudam-nos bastante a fazer que o Conselho Geral siga com seu papel de guardião da unidade e protetor da Regra. Semanalmente, a Secretária-geral realiza reuniões com o staff e, durante esses tempos de pandemia, todos os protocolos do governo francês são estritamente cumpridos, para garantir a saúde de todos.
6. Almoço com Philippe Menet
Tive a alegria de me encontrar com o querido confrade Philippe Menet, de 87 anos, autor de vários livros e artigos sobre a história dos sete fundadores. “A caridade é consequência da nossa fé. Quanto mais reforçamos a nossa fé, melhores vicentinos nós seremos”, ensinou Menet. Durante a conversa, aprendi muito com esse grande confrade, pesquisador de mão cheia e um grande entusiasta pela SSVP. “Meu pai me trouxe para a Sociedade, e desde então tenho buscado servir a Deus pela caridade”, disse o querido escritor. Este ano, o confrade Menet elaborou uma novena dedicada a Ozanam que foi difundida pelo Conselho Geral Internacional por ocasião da data litúrgica do nosso principal fundador. Ao meu amigo Philippe Menet, muito obrigado pela companhia e pelos ensinamentos.
7. Visita aos seminaristas dos RSV
A convite do Irmão Claudiney Ribeiro, participei da santa missa na Capela Nossa Senhora das Graças e conheci a casa dos estudantes da Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo, ramo vicentino fundado em 1845 por Le Prevost, Clément Myionnet e Maurice Maignen. Conheci todas as dependências do edifício, e fiquei impressionado com o trabalho social – especialmente com base nos esportes – que a Congregação realiza perante a comunidade. Fui recebido por vários membros da Congregação (Padre Noël Nana, Padre Louis N’Djore e Irmão Patrick Gotillot) que ficaram muito felizes em saber que as nossas duas entidades (SSVP e RSV) possuem um acordo de cooperação institucional em plena marcha. Em abril, quando da minha nova ida a Paris, visitarei outras paróquias mantidas pelos Religiosos de São Vicente. Também em maio, convidado pelo Secretário-geral dos RSV, padre Yvon Sabourin, farei uma palestra sobre as origens comuns das nossas instituições.
8. Entrevista ao canal católico KTO
A convite da jornalista Stéphanie Dupasquier, concedi uma entrevista ao canal católico KTO, o mais importante veículo televisivo francês de cunho católico, com ampla audiência não somente na França, mas em toda a Europa e nos países que falam francês pelo mundo. Participei do programa “Entrevista Especial”, de 30 minutos, na qual respondi a perguntas sobre o carisma vicentino, a missão e valores da SSVP, os desafios para a juventude, a canonização de Ozanam, o drama dos refugiados e dos migrantes, os impactos da pandemia para as entidades solidárias, entre outros assuntos. Durante a entrevista, foram projetadas fotos e vídeos enviados pelos países da nossa Confederação, em atendimento a uma carta que fiz pedindo imagens de ações de caridade junto aos que sofrem. Em breve, divulgaremos o link da entrevista que será veiculada no dia 22 de dezembro, às 21h20 (hora de Paris).
9. Audiência com a Ordem de Malta da França
Um dos mais significativos itens da nossa agenda foi uma reunião de trabalho, em pleno sábado, com o presidente da Ordem de Malta na França, Dr. Cedric Chalret du Rieu, recém-eleito. Durante a audiência, presenteei-o com a medalha de Ozanam e com o nosso último relatório de gestão. Informei ao Dr. Cedric que estamos em articulação com a Ordem de Malta Internacional, sediada em Roma, para firmar um acordo de cooperação para o enfrentamento da pobreza, em 2023, que irá beneficiar as obras assistenciais da SSVP, diante da larga experiência da Ordem de Malta neste segmento social. Ao mesmo tempo, iniciamos uma conversa sobre uma maior aproximação entre a Ordem de Malta da França com os países francófonos pelo mundo, especialmente aqueles em que a SSVP está presente. Em breve, teremos boas notícias sobre essa iniciativa.
10. Preparativos para a inauguração da sede geral
No dia 23 de abril de 2022, com a graça de Deus, estaremos inaugurando oficialmente a sede geral, localizada na Rua de la Glaciere, número 65, Bairro 13, em Paris. A todas essas pessoas visitadas por mim nesta intensa semana em Paris, falei sobre a cerimônia de inauguração e convidei a todos para o evento. Em março, na próxima viagem minha à capital francesa, terei audiência com o novo arcebispo de Paris, o núncio apostólico, embaixadores e outras autoridades, convidando-as para a inauguração. Aproveito, aqui, para agradecer ao assessor especial do CGI, Gonzague de Raulin, que organizou a agenda e me acompanhou nas visitas realizadas.
11. Atividades complementares
Logo depois da viagem a Paris, estive em Lisboa onde também cumpri uma agenda bastante agitada. Compareci à distribuição de cestas natalinas aos pobres, feita pela Conferência São Francisco de Assis. Visitei a sede do Conselho Superior, dando meu abraço fraterno na presidente nacional, consócia Alda Couceiro. Na ocasião, falamos sobre uma possível viagem minha à Madeira e aos Açores, em 2022 ou 2023. Também conversamos sobre a importância da formação vicentina, com destaque para o nosso livro que está sendo distribuído em Portugal. Outra atividade a se destacar foi a visita à Senhora Henriqueta, viúva do 13º Presidente-geral, confrade César Augusto Nunes Viana. Por fim, reuni-me com os padres lazaristas da Paróquia São Tomás de Aquino, onde participei da santa missa da comunidade e tive a oportunidade de palestrar sobre as atividades do Conselho Geral. Agradeço a Deus que me protegeu durante todos esses eventos, nesses tempos tão delicados de crise sanitária global.
Confrade Renato Lima
16º Presidente-geral da SSVP