Presidente Geral participa de cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Vicentino em Portugal
No dia 30 de outubro passado, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, participou das festividades do “Dia Nacional do Vicentino de Portugal”, em Lisboa, numa cerimônia realizada na Casa das Filhas da Caridade (FC) que reuniu cerca de 100 consócios.
Além do Presidente Geral, o Conselho Geral Internacional estava representado pelos seguintes consócios: Ricardo Tavares (Portugal), Ada Ferreira (Brasil) e José Hailton (Brasil), todos integrantes da Comissão Internacional da Família Vicentina. A SSVP em Portugal conta hoje com 900 Conferências e cerca de 10.000 confrades e consócias, além de inúmeras obras sociais.
Após a saudação inicial, feita pela consócia Alda Couceiro (presidente do Conselho Nacional de Portugal da SSVP), o confrade Renato Lima dirigiu algumas palavras à assembleia, num discurso dividido em duas partes, no qual ele fez três pedidos e deixou sete recomendações aos vicentinos portugueses. “Os três pedidos são os seguintes: 1) rezem bastante pela canonização de Ozanam e pelos integrantes da diretoria do CGI; 2) mantenham a unidade dentro da SSVP; e 3) sejam sempre muito generosos nas coletas, doações, apelos e campanhas desenvolvidas pelo Conselho Geral”, acentuou Renato.
O Presidente Geral deixou, também, as seguintes recomendações: “1) tenham uma vida espiritual plena, com a participação efetiva na santa missa e nos sacramentos; 2) participem ativamente dos eventos vicentinos, promovidos pelas Conferências e pelos Conselhos; 3) abram espaço para os jovens, demonstrando compromisso com a renovação; 4) sigam fielmente à Regra da SSVP, mesmo com todas as imperfeições nela contidas; 5) evitem conflitos, vaidades e cizânias, pois esses sentimentos nos afastam de Deus; 6) defendam os valores da família e do Evangelho, especialmente no momento da visita domiciliar; e 7) foquem suas energias no que realmente interessa: a promoção dos mais necessitados e nossa santificação pessoal”.
A santa missa foi concelebrada pelos padres João Maria Lemos (Portugal), Álvaro Antônio Cunha (Portugal) e Edson Fred (Brasil), todos da Congregação da Missão (CM).
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no mesmo lugar, foi aplicado o Programa de Ação Colaborativa (PAC) da Família Vicentina Internacional (cuja sigla em inglês é Vincentian Family Collaborative Action Program – VFCAP), com a presença de 40 vicentinos dos sete ramos presentes em Portugal. O PAC é um programa de capacitação especial da Família Vicentina (já aplicado em mais de 20 nações), cujo principal objetivo é ampliar a colaboração entre os ramos vicentinos em cada país.
*Portal CGI – SSVP Internacional