Presidente Geral da SSVP envia mensagem aos vicentinos do Conselho Metropolitano de BH
O confrade Renato Lima(foto), presidente geral no Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), enviou carta parabenizando o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte pela comemoração do Centenário em 2019.
Confira a Integra:
Confederação Internacional
Sociedade de São Vicente de Paulo
Conselho Geral Internacional
16.º Presidente Geral
Carta 61/2018
Paris, 3 de dezembro de 2018.
Aos dirigentes do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH)
Sociedade de São Vicente de Paulo
Belo Horizonte – MG
Brasil
Queridos vicentinos,
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
1. Em nome do Conselho Geral Internacional (CGI) da Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), recebam nossas sinceras congratulações pela celebração dos 100 anos de existência do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte.
2. Nesta data, recordamos, com alegria e distinção, nossos antepassados que ajudaram a construir a caminhada de serviço da SSVP na capital dos mineiros e em sua região metropolitana.
3. Foram muitos os vicentinos que ajudaram o Conselho nesta missão centenária. Para não cometer nenhuma injustiça ao esquecer-me de mencionar todos esses nomes de relevo, faço questão de recordar o querido confrade Joaquim Furtado de Menezes, que coordenou tantas iniciativas em favor dos pobres em Belo Horizonte e que revolucionou o trabalho vicentino na cidade até a década de 1940. O confrade Furtado de Menezes foi um dos grandes exemplos do trabalho dedicado e eficiente dos vicentinos belo-horizontinos.
4. Aproveitamos para recordar o que nos ensina a Regra Internacional quando enfatiza no artigo 3.6 que o papel dos Conselhos em todos os escalões é o de “servir a todas as Conferências por eles coordenadas”. Não podemos, jamais, inverter esse princípio. Os dirigentes de um Conselho devem fazer de tudo para, com criatividade e inovação, ofertar serviços e projetos que sejam úteis para as Conferências e obras.
5. Outro elemento que contribui bastante para que a atuação dos Conselhos seja bem-sucedida é o clima de amizade e de cooperação que deve reinar entre seus dirigentes. Somos uma família de leigos católicos voluntários, e, portanto, o que nos motiva ao serviço da caridade deve ser unicamente os pobres socorridos, pois eles dependem de nós e de nossas iniciativas.
6. Desta forma, queridos amigos da área do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, hoje é um dia de festa e de agradecimento a Deus por tudo o que este Conselho representa na caminhada da SSVP mineira.
7. O Presidente Geral deseja que todos vocês sigam firmes nesta caminhada de serviços aos mais necessitados, e que outros 100 anos de amor aos pobres possam ser comemorados no futuro.
Um grande abraço a todos. Servindo na esperança,
Renato Lima de Oliveira
16º Presidente Geral da SSVP