Outubro Rosa: Prevenção contra o Câncer de mama – O CMBH apoia esta causa
Você sabe o que é câncer de mama? Com certeza você já ouviu falar, mas, provavelmente, ainda tem dúvidas sobre o assunto. Então, fique atento às dicas, principalmente se você for uma mulher…
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos onde, alguns se desenvolvem mais rapidamente e outros de forma mais lenta. Este, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, em todo o mundo. Por isto, devemos estar sempre atentos aos pequenos sinais do nosso corpo. É uma manifestação relativamente rara antes dos 35 anos e a probabilidade de ter a doença, aumenta progressivamente, com o tempo; principalmente após os 50 anos de idade.
Apesar deste fator ser muito importante, também devemos ficar atentos aos fatores endócrinos, comportamentais e genéticos.
Mas, como identificar? O câncer dá alguns sinais ao qual devemos nos atentar: Um caroço fixo, endurecido e geralmente indolor na mama, a pele avermelhada, retraída ou com o aspecto de casca de laranja, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e a saída espontânea de líquidos dos mamilos.
A prevenção do câncer de mama, não reduz as chances para 0% porque não depende somente de nossos hábitos, mas, pode-se diminuir o risco significativamente com uma boa alimentação, com a prática de atividades físicas, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e a obesidade.
No Brasil, infelizmente a taxa de mortalidade devido a esta doença ainda é alta, provavelmente, porque é diagnosticada em estádios avançados. É exatamente por isso, que em 1990, nos Estados Unidos, foi criado o movimento chamado de “Outubro Rosa”. Se detectado em fases iniciais, aumentam assim, as chances de tratamento e cura do câncer. A maioria deles, são descobertos pelas próprias mulheres, uma vez que conhecem seu corpo e notam a presença de algo anormal. É indicado que mulheres de 50 a 69 anos de idade, se não apresentam sinais e sintomas da doença, façam um exame chamado mamografia de rastreamento a cada dois anos, pois, este exame ajuda na identificação do câncer, antes mesmo da aparição dos sintomas.
O “Outubro Rosa”, nasceu justamente para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O objetivo desse movimento é o compartilhamento de informações, a diminuição da taxa de mortalidade e ao maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Esta campanha é mundialmente conhecida e há algum tempo, vem ganhando força. Em 2008, o Cristo Redentor, monumento localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi iluminado de rosa no mês de outubro; o que foi muito importante para que o movimento tivesse uma expansão cada vez mais abrangente na população. Assim como no Brasil, vários outros países também iluminaram famosos monumentos. Desde então, o “Outubro Rosa” atinge vários grupos distintos, que se unem com um mesmo objetivo. Desde pequenas à grandes empresas, as pessoas são estimuladas e orientadas a usarem a cor rosa, o lacinho da campanha, brindes, enfeite do ambiente e várias outras coisas que simbolizam a luta contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce na vida das mulheres.
O CMBH apoia esta causa e torce para que haja sempre o diagnóstico precoce. Mulheres, cuidem-se! Previnam-se!
Maria Luíza Araújo – Decom/CMBH