Nunca desistam!
Caríssimos confrades e consócias,
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Diante dos ensinamentos do Beato Antônio Frederico Ozanam e São Vicente de Paulo, verifica-se que acreditaram que quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Mas o sonho compartilhado, estimula, entusiasma, energiza, fortalece, revigora e potencializa.
Se alguém perguntar qual o segredo do sucesso da Sociedade de São Vicente de Paulo, temos uma resposta clara: o êxito da SSVP nestes quase 200 anos foi saber compartilhar para todo e sempre o sonho e o ideal de um jovem, simples, humilde, ingênuo, mas também idealista e visionário de querer abraçar o mundo inteiro em uma rede de caridade. Para dar continuidade a esta rede de caridade precisamos de competência, integridade, inteligência, lealdade, energia, atitude, ética, paixão e caridade.
Aprendemos na SSVP que a pobreza não é problema impossível e difícil de solucionar; entretanto, embora demorado e trabalhoso é muito importante descobrir, formar e desenvolver novos talentos e lideranças que estejam impregnados na convicção da prática da caridade que ajudará na amenização das situações de pobreza.
Hoje, mais do que nunca, precisamos acrescentar a sabedoria de cada um e ao projeto de vida uma semente de idealismo e sonho. É necessário estar atento para compartilhar na SSVP nossos sonhos, metas e vitórias, mas também nossas falhas e fracassos. Segundo um filósofo da atualidade, Luciano de Crescenzo, “somos todos anjos com uma asa só e só poderemos voar quando abraçados uns aos outros”. Está máxima se encaixa muito bem à nós, membros dessa grande família vicentina.
Consócias e confrades: amar, sonhar, transformar ideias, projetos sociais em realidade e principalmente socorrer, assistir e promover o irmão mais necessitado é uma das razões pelas quais vale a pena estar na SSVP. Cabe aqui as palavras de Fernando Pessoa: “navegar é preciso. Viver? Somente viver não é preciso”. Navegar tem o significado simbólico para nós vicentinos. Tem significado de tirar uma parte da vida para dedicar aos nossos Mestres e Senhores, os Pobres.
Se os líderes da SSVP errarem ou fracassarem ao recrutar novos membros, nenhuma estratégia, nem com a ajuda dos melhores consultores poderá salvar a SSVP da mediocridade e derrocada final. Mas, temos o melhor “consultor”, Deus. Temos os Evangelhos, os exemplos de São Vicente de Paulo e Beato Ozanam, temos nossa Regra e as instruções normativas. Só dá errado quando não observamos e não cumprimos o juramento que prestamos quando fomos proclamados e apresentados na SSVP.
Por fim, o meu apelo sincero: continuem, consócias e confrades, continuem sempre no caminho proposto por Ozanam e seus companheiros, continuem sempre nesta jornada e nesta trajetória do bem; observem as Regras. Nunca desistam! Persistam sempre! Vai valer a pena, ser e não parecer vicentino.
Confrade Wellington Corrêa
15º Presidente do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte