Nova Iorque e Boston recebem a visita missionária do Presidente-geral Internacional
Entre os dias 20 e 27 de março de 2022, as cidades norte-americanas de Nova Iorque e Boston receberam a visita institucional do nosso 16º Presidente-geral Internacional, confrade Renato Lima de Oliveira.
Em Nova Iorque, o Presidente Renato participou da santa missa em ação de graças pelos 40 anos do Projeto “Pão e Vida”, celebrada pelo bispo do Brooklin, Dom Robert John Brennan. A cerimônia ocorreu nas dependências da Paróquia São Tomás More, mantida pelos padres vicentinos, dentro da Universidade São João (Congregação da Missão), onde o confrade Renato também prestigiou a reunião da Conferência São João, formada por jovens.
O confrade Renato reuniu-se, ainda, com a delegação do Conselho Geral que representa a SSVP nas Nações Unidas, e participou de um evento paralelo sobre o impacto da condição social de sem-teto para as mulheres e moças. Houve ainda um jantar de trabalho com o confrade Scott Miller, presidente do Conselho Central de Nova Iorque, responsável pela ação social de 31 Conferências na “cidade que nunca dorme”.
Em Boston, o Presidente Lima de Oliveira foi calorosamente recebido pelo confrade Robert Smith, presidente do Conselho Central, formado por 12 Conselhos Particulares, 160 Conferências e diversas obras sociais, dentre elas a loja vicentina (produtos de segunda mão) visitada por eles em Stoughton, Massachusetts.
Renato também participou da reunião ordinária do Conselho Central, ocasião em que proferiu uma palestra sobre as realizações do Conselho Geral nos últimos cinco anos. Logo depois, ele visitou a Conferência Sagrado Coração (East Boston) e ficou muito impressionado com os trabalhos em marcha.
Por fim, o cardeal Seán Patrick O’Malley teve a gentileza de receber o Presidente-geral, acompanhado de lideranças vicentinas da cidade, ocasião em que conversaram sobre o processo de canonização de Ozanam e a possibilidade de fundação de novas Conferências na região, em especial na Catedral Santa Cruz.
“Sempre que estou nos Estados Unidos sinto-me plenamente em casa. A maneira amorosa com que sou sempre recebido é marcante. Os vicentinos norte-americanos são excepcionais. A qualidade dos trabalhos de caridade é impressionante, e especialmente o carinho com que os pobres são tratados. A SSVP americana é um exemplo de gestão e de caridade para toda a nossa Confederação”, atestou o confrade Renato Lima.
Desde quando foi eleito, em 2016, o Presidente-geral já visitou as seguintes cidades norte-americanas para conhecer o trabalho das Conferências e das obras assistenciais: Baltimore, Washington, Nova Iorque, Long Island, Phoenix, Saint Louis, Chicago, Trenton, Madison, Detroit, Boston, Providence e Filadélfia. Em maio, será a vez do Estado da Flórida.