[Artigo] Nossa Senhora do Silêncio
Você sabia que Papa Francisco tem uma devoção especial a Nossa Senhora do Silêncio?Certa vez ele rezou assim, “Mãe do silêncio, que conservas o mistério de Deus, liberta-nos da idolatria do presente”.
Existe um ícone muito belo que expressa essa devoção. Não é uma pintura que exalta as habilidades de um artista, mas um modo de transmitir o Evangelho a partir da arte. Diante de Nossa Senhora do Silêncio contemplamos a simplicidade da Virgem Maria num gesto que conhecemos, o dedo sobre os lábios como um pedido de silêncio. De fato, num mundo barulhento corremos o risco de cair na grande confusão interior, perdendo-nos em nossos pensamentos dispersos.
Papa Francisco no seu Twitter afirmou: “há tanto barulho no mundo! Aprendamos a estar em silêncio dentro de nós mesmos e diante de Deus” (18/11/2014). Esse desejo do Papa é o mesmo que se espera diante do ícone de Nossa Senhora do Silêncio. Para resgatar a interioridade precisamos acolher o silêncio como a libertação do inferno de nossos pensamentos agitados para escutar a voz de Deus.
Uma postura silenciosa nos ajuda a refletir sobre os acontecimentos da vida e as palavras que escutamos. Sem silêncio não há palavras sábias nem escolhas sinceras.
Aprendamos com Maria a cultivar o silêncio, que não é somente ausência de palavras, mas caminho necessário para encontrar o Senhor e viver pacientemente, respeitando o tempo e fazendo uma coisa de cada vez. Sejamos como Maria que “conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração” (Lc 2,51).
Por: Sem. Marcos Bento | Diocese de Livramento de Nossa Senhora (Bahia)
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, Abril.
FAÇA SUA ASSINATURA ou ligue (31) 3349.1700