Mosaico do beato Antônio Frederico Ozanam será instalado na maior basílica dos Estados Unidos da América
Um belíssimo mosaico do Beato Antônio Frederico Ozanam, principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), será instalado ainda este ano na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington, Distrito de Colúmbia, capital dos Estados Unidos da América (EUA).
A Basílica é a maior igreja católica nos EUA e também da América do Norte. Destaca-se que na Basílica, já há muitos anos, há uma Capela Vicentina que contém estátuas dedicadas à Medalha Milagrosa, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, além de outras obras de arte. Quando o Presidente Geral Renato Lima de Oliveira visitou a Basílica no ano passado, juntamente com o presidente do Conselho Nacional dos EUA, Dave Barringer, perguntou se o Beato Frederico Ozanam também poderia ser venerado e reconhecido na capela. O Cfd. Barringer primeiro buscou receber a bênção e aprovação dos fundadores originais da Capela, a Congregação da Missão e as Filhas da Caridade e, feito isso, trabalhou com dois comitês da Basílica e seu conselho de administração para obter aprovação para instalação de um mosaico de azulejos de vidro do Beato Frederico Ozanam. Os membros da SSVP nos Estados Unidos levantaram fundos para a construção e instalação do mosaico.
Com dimensões de 20 por 30 polegadas (aproximadamente 51 cm x 76 cm), o mosaico é baseado em um retrato popular do Beato Frederico Ozanam, pintado por seu cunhado e usado extensivamente pela SSVP. Esse mosaico de 4000 azulejos foi fabricado pela Travisanutto Mosaic Company em Spilimbergo, Itália, a mesma empresa que criou os gigantescos mosaicos da cúpula do teto da Basílica.
No dia 26 de janeiro de 2020, uma missa dominical presidida pelo bispo Donald Hying, Conselheiro Episcopal Nacional do Conselho Nacional dos EUA da SSVP, será realizada na igreja principal da Basílica para abençoar a inauguração da instalação permanente do mosaico. Uma recepção para 500 vicentinos e convidados será realizada posteriormente na Universidade Católica da América (Catholic University of America), em cujo campus a Basílica está situada. Centenas de milhares de visitantes da Basílica verão o mosaico do Beato Frederico Ozanam anualmente.