Mensagem do Presidente – CMBH
A INSTITUIÇÃO DO CONSELHO METROPOLITANO
O principal documento da atividade vicentina na Sociedade de São Vicente de Paulo é sua Regra. Este importante documento insere todos os confrades e consócias num acordo mútuo de ações e condutas no dia a dia de serviço aos pobres seja na Conferência, Conselho Particular, Conselho Central, Obra Unida ou Conselho Metropolitano.
Na Regra são dispostos os principais assuntos e orientações para que as atividades sejam realizadas com base na conduta ética, princípios morais e sobretudo pensando no bem comum. Quando nos afastamos daquilo que é proposto pela Regra fugimos dos ideais fundacionais da SSVP.
A unidades vicentinas na hierarquia são fundamentais para que a caridade organizada defendida por São Vicente de Paulo e experimentada também pelo testemunho do Beato Ozanam se concretize, de modo que forças se unam e não nos tornemos meros assistencialistas ou administradores do bem dos pobres na Terra.
O Conselho Metropolitano de Belo Horizonte celebrou em 2019 seu Centenário. Fundado em 19 de janeiro de 1919, foi instituído em 11 de novembro de 1919. A instituição significa estar institucionalmente ligado a SSVP mundial por meio da Carta de Instituição conferida pelo Conselho Geral Internacional com sede em Paris, berço da Grande Rede de Caridade, estando ligado pela Regra as ações vicentinas.
Por isso, caro confrade e consócia reafirmo o nosso compromisso com a Regra Vicentina sobre tudo o que é proposto no artigo 99 (Aos Conselhos Metropolitanos, dentre outras atribuições, compete…)
Toda essa organização na SSVP só faz sentido se realizamos com verdade e irmandade ações concretas de transformação social em favor dos pobres, acreditando que o ser humano é a maior criação divina, respeitando opiniões, dialogando e se dedicando sempre a oração.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Confrade Wellington Geraldo da Silva Corrêa
15º Presidente do CMBH