IGREJA NO BRASIL CUMPRE IMPORTANTE PAPEL DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO ELEITORAL 2020
No próximo domingo, 15 de novembro, 147,9 milhões de brasileiros, aptos a votar, poderão comparecer às urnas para escolher os candidatos e as candidatas a ocupar os legislativos e executivos nos 5.570 municípios brasileiros.
Desde agosto deste ano, o portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem apresentando uma série de matérias que abordam as iniciativas que surgiram na Igreja Brasil tendo em vista o fortalecimento das “Eleições 2020”, do processo democrático brasileiro e a orientação ao eleitorado brasileiro sobre as mudanças, deste ano, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.
“A coisa pública é de alta responsabilidade para nós cristãos. Não adianta ficar lamentando que os políticos não estejam agradando. Devemos saber na hora da escolha, quem elegemos para os mandatos”, afirmou o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes.
Mensagem da CNBB sobre as Eleições 2020
Este ano, a CNBB está atuando como embaixadora da campanha “EuVotoSemFakecampanha”, lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 29 de setembro deste ano. O objetivo da iniciativa é que os candidatos sejam eleitos de maneira legítima e ética, por meio de informações verdadeiras, divulgadas em seu contexto, livres de distorções.
No dia 28 de outubro, a CNBB, após reunião virtual de seu Conselho Permanente, divulgou uma mensagem sobre as Eleições municipais deste ano. No documento, a entidade expressou, à luz da Doutrina Social da Igreja Católica e do magistério do Papa Francisco, a compreensão sobre a política como um conjunto de ações pelas quais se busca uma forma de convivência entre indivíduos, grupos e nações que ofereçam condições para a realização do bem comum.
Em um trecho do documento, a Conferência aponta o dever dos prefeitos e vereadores eleitos: “contribuir com ações eficazes, nos campos da saúde, educação, segurança, transporte, assistência social, moradia, direito à alimentação e proteção da família, entre outros. Darão bons frutos os políticos que priorizarem o bem comum e a vida plena, desde a concepção até a morte natural, de todos dos cidadãos, sem quaisquer discriminações, nunca buscando seus próprios interesses pessoais e corporativos”.
Clique aqui e conheça na íntegra da mensagem da CNBB sobre as Eleições 2020:
Fonte: CNBB