Entenda sobre o processo que vai tornar um brasileiro o presidente internacional da SSVP
O nome do novo presidente internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) só será conhecido após a eleição em junho, no entanto, um fato é certo: ele será brasileiro. É que os dois candidatos que disputam a vaga são do Brasil – Maria Geralda Ferreira (da área do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte-MG) e Renato Lima de Oliveira (da área do Conselho Metropolitano de Brasília-DF).
O eleito terá como função administrar a SSVP no mundo todo. A sede do Conselho Geral Internacional (CGI) fica em Paris e, pela primeira vez na história, um brasileiro se tornará presidente dele.
O CGI divulgou em sua página virtual informações sobre o processo eleitoral e o papel do presidente. Confira a seguir:
Eleições do Presidente Geral Internacional
No próximo mês de junho, a Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo vai eleger seu novo Presidente Geral para um mandato de seis anos. É um evento particularmente esperado pelo mundo vicentino pois o candidato que for eleito tomará as rédeas de uma das mais antigas organizações caritativas católicas, presente em 150 países, e que conta com aproximadamente 800.000 voluntários que trabalham junto aos pobres pelo mundo. Quinze Presidentes internacionais já passaram por este posto desde a fundação da Sociedade em 1833, sendo Emmanuel Bailly, companheiro de Frédéric Ozanam, o primeiro Presidente da história da Sociedade.
Qual é o papel do Presidente Geral Internacional ?
O Presidente Internacional desempenha um papel de decisão importante : ele supervisa, desenvolve e coordena as atividades da Sociedade no mundo inteiro, levando em conta as resoluções votadas durante as assembleias gerais. Ele também nomeia os membros do Escritório Internacional bem como seus outros colaboradores como os Vice-Presidentes (por território, comissões…)
Ele representa a Sociedade em nível internacional e diante das a outras organizações como a Família Vicentina, o Clero, o Vaticano, a ONU, bem como a outras organizações trabalhando na área da caridade.
A Assembleia Geral
O Presidente Geral Internacional é eleito durante uma Assembleia Geral Ordinária que ocorre de seis em seis anos. Durante esta reunião, todos os representantes dos países membros são convidados e sua participação é primordial pois é nesta ocasião que se decidem as mudanças importantes concernentes à Sociedade : as grandes orientações, as modificações da Regra ou dos Estatutos, a aprovação das contas anuais. Para além desta reunião, trata-se de uma assembleia restrita, também chamada de “Comitê Executivo Internacional”, que se reúne uma vez por ano, cujo papel é acompanhar a concretização das decisões tomadas durante a Assembleia Geral Ordinária.
O Presidente atual
Dr. Michael Thio é o XV Presidente Internacional na história da SSVP. Eleito em 2010 durante a Assembleia Geral de Salamanca (Espanha), ele sucedeu o Sr. Torremocha. Michael Thio é aposentado e vive em Singapura. Ele se engajou desde muito jovem na Sociedade de São Vicente de Paulo, seguindo os passos de sua mãe. Antes de se tornar Presidente Internacional ele foi muito ativo em diferentes postos no seio da Estrutura Internacional, bem como em Singapura, onde ele exerce sempre atividades como membro de sua conferência.
Seu mandato de Presidente Internacional foi notadamente marcado pelas celebrações em 2013 do Bicentenário do Bem-aventurado Frédéric Ozanam, principal fundador da SSVP. No mesmo ano, o Vaticano procedeu à eleição de um novo Papa, Francisco, com quem Michael Thio manteve relações privilegiadas, como membro do COR UNUM (Conselho Pontifical). Seu plano estratégico, que forneceu as principais orientações da SSVP durante seis anos, colocou o acento sobre pontos cruciais como a formação dos vicentinos, a colaboração com a Família Vicentina, a implicação dos jovens no seio da Sociedade, a comunicação… Durante seu mandato, Michael Thio esteve particularmente presente no terreno, percorrendo milhares de quilômetros cada ano para encontrar os vicentinos, visitar as pessoas ajudadas pela SSVP, apreciar as ações em campo, representar o CGI… Sua missão termina em setembro de 2016, quando ele passará o posto a seu sucessor.
*Matéria retirada do site da SSVP Global