Diretoria do Conselho Geral se reúne pela quarta vez em 2022
Foi aprovado um Memorando de Entendimento com a Depaul International para ajuda à Ucrânia
A diretoria internacional se reuniu em Paris, no dia 10 de setembro passado, para debater uma série de importantes assuntos para a Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. O evento foi realizado na Sala Ozanam, que fica na Casa Mãe dos padres lazaristas (Congregação da Missão), na capital vicentina mundial.
Esta vez, o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, convidou 12 jovens, integrantes da Vice-presidência Internacional de Juventude, Crianças e Adolescentes, para prestigiarem a sessão. Esses mesmos jovens estiveram reunidos num workshop realizado entre os dias 7 e 9 de setembro, no mesmo lugar.
A reunião foi aberta com as orações iniciais, seguidas das intenções especiais, como o fim da guerra na Ucrânia, a canonização de Ozanam, os jovens e as eleições no Conselho Geral. Logo depois, o padre Andrés Motto (CM) apresentou uma belíssima leitura espiritual sobre o tema “Pobreza, fé e profetismo”. A ata da reunião anterior, promovida em 5 de junho de 2022, foi aprovada, assim como o balanço econômico e financeiro.
O Presidente-geral prestou contas das últimas atividades realizadas, cartas enviadas, eventos já participados e viagens missionárias agendadas. Na sequência, todos os demais componentes da diretoria apresentaram seus informes, a propuseram algumas novas ações. Um dos destaques foi a Assembleia “All Africa”, que teve lugar em Nairóbi (Quênia), em junho passado, obtendo excelentes resultados com base nas sete resoluções aprovadas pelos 41 presidentes nacionais.
Durante a reunião, foi aprovada uma doação anual fixa para as atividades institucionais que o Conselho Geral desenvolve nas Nações Unidas em Nova Iorque, com o apoio do Conselho Arquidiocesano de Nova Iorque. Também foi votado um “Memorando de Entendimento” a ser assinado com a Depaul International, ramo vicentino bastante presente na Ucrânia e que auxiliará a SSVP na ação humanitária que está sendo feita naquela região tão sofrida do planeta.
Também foi aprovado que será realizado em Madri (Espanha), nos dias 3 e 4 de novembro, o 2º Workshop dos Delegados Territoriais de Formação, com a finalidade de modernizar a formação vicentina global. Foram anunciados os nomes dos vencedores do Concurso “Primeira Conferência – Le Taillandier”, cuja matéria completa já foi publicada no site do Conselho Geral. A diretoria também aprovou a proposta de texto da nova Regra brasileira, com voto favorável do Presidente-geral, que segue para a aprovação definitiva em 15 de dezembro, quando a Seção Permanente se reunirá.
Outro assunto importante foi a questão da Assembleia Geral que será realizada em Roma, entre 12 e 18 de junho de 2023, quando serão lançados dois documentos: “Global Report” (contendo informações sobre a SSVP em todos os países) e o “Guia de Rejuvenescimento das Conferências Vicentinas”. Durante a assembleia, momento ímpar na história da SSVP, serão promovidas as eleições para o 17º Presidente-geral, além da votação de pequenas atualizações nos Estatutos Internacionais da nossa Confederação. Haverá, ainda, um encontro dos países de língua portuguesa, dois dias antes da Assembleia.
Ao final dos trabalhos, todos se dirigiram à Capela de São Vicente de Paulo, onde repousa o corpo do Pai da Caridade, para a celebração da santa missa (válida para o domingo), presidida pelo padre Andrés Motto, assessor espiritual internacional.
“Fiquei extremamente feliz com o resultado da reunião da nossa diretoria, que transcorreu num clima de cordialidade e fraternidade. Muitos assuntos foram debatidos e aprovados, com liberdade entre todos os membros. A presença dos jovens remoçou-nos a todos, e quero aqui registrar a minha satisfação em tê-los conosco, fazendo perguntas inteligentes e bastante apropriadas. Tenho a certeza de que futuros Presidentes-gerais e muitos presidentes nacionais sairão dessa safra de delegados territoriais juvenis”, exortou o presidente Lima de Oliveira.
Acompanhou-nos na reunião da diretoria a equipe da Ozanam TV, que esteve em Paris para gravar a mensagem de Natal do Conselho Geral Internacional para 2022, e também para produzir um pequeno documentário sobre o Ano Temático Internacional de Jules Devaux (2021), cujo túmulo só pôde ser visitado agora em setembro de 2022, por conta do controle da pandemia.
Segundo a Regra Internacional da SSVP, a diretoria do Conselho Geral deve se reunir pelo menos três vezes ao ano (artigo 3.16.1). A próxima sessão será no dia 3 de dezembro, online. Para 2023, tendo em vista o final do atual mandato sobre a condução do confrade Renato, será organizada apenas uma reunião no dia 25 de fevereiro, sendo as demais em setembro e dezembro, estas já com os membros da nova diretoria.
Dia de Ozanam
Na véspera, 9 de setembro, uma forte emoção tomou conta de todos. Os membros da diretoria e os delegados territoriais da juventude participaram da santa missa na Igreja de São José do Carmo, onde se localiza a cripta do bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam. A celebração foi presidida pelo padre Jacques Germaix (Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo – RSV), seguida de uma oração ao lado de túmulo. O evento foi coordenado pelo Conselho Central de Paris, cujo presidente é o dinâmico confrade Jérôme Perrin.