Dezenas de jovens participam da 5ª Vigília Vicentina
Mais de 120 jovens católicos se reuniram na noite de ontem (25) e madrugada de hoje (26) em vigília de oração pelo mundo e pelos pobres, na Capela Nossa Senhora das Graças, bairro Universitário – região do Conselho Central São Paulo Apóstolo. A Vigília da Juventude Vicentina é organizada pela Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CJ/CMBH) e os coordenadores dos Conselhos Centrais vinculados.
O tema deste ano foi o perdão, iluminado pelas palavras do pe. Fábio de Melo: “O amor é a equação que a multiplicação do perdão”. Os seminaristas da Congregação da Missão conduziram as reflexões e orações durante a Vigília, destacando que um coração fechado, que guarda mágoas, só se abre ao amor quando a razão é liberta de vaidades e torna-se humilde, compadecendo-se do outro. É preciso que permitamos ser amados, desejando ver Cristo no próximo multiplicando nossa felicidade.
Nem o cansaço e sono não foram empecilhos impedindo que o vigor da juventude católica permanecesse em constate oração e sintonia com o coração de Deus. Dinâmicas foram realizadas aproximando as reflexões da vivência vicentina, principalmente nas conferências e os jovens que desejaram participaram do Sacramento da Reconciliação com a confissão individual.
Vicente Soul é o nome da Banda Vicentina lançada durante a 5ª Vigília, composta por confrades dos Conselhos Centrais Imaculada Conceição e Todos os Santos. Gustavo Andrade, integrante da banda e membro da Conferência Nossa Senhora do Rosário (Central Imaculada Conceição), sentiu-se tocado em cada momento de espiritualidade vivido. “Foi o momento tão marcante da minha vida até hoje, porque pude pensar na minha vida, o que estava fazendo. Se as minhas atitudes eram agradáveis a Deus. Senti a presença de Deus próxima a mim, o perdão Dele diante de todas as minhas falhas,e que mesmo não tendo realizado tudo, Ele estava lá para me perdoar”.
Amanda Dias, coordenadora da CJ/CMBH, destacou que cada edição da Vigília é única, com particularidades incomparáveis, mas que em 2018 a catequese sobre a Espiritualidade Vicentina conduzida pelos Seminaristas e o Sacramento da Confissão merecem destaques. “Foi um momento de espiritualidade muito além do que esperava. Os seminaristas foram profundos e deram verdadeira aula de Espiritualidade Vicentina. Nunca vi nada parecido, foi muito bom. Cada Vigília tem sua marca, já participei de várias, a deste ano especialmente me marcou muito, um intercedendo pelo outro. Ao término, algumas pessoas, que por algum motivo estão afastados da SSVP, me procuram dizendo da vontade de retornar ao nosso carisma de servir os pobres”.
A 5ª Vigília foi encerrada pela manhã (26), com a Santa Missa presidida pelo Padre Denilson Matias – CM, promotor vocacional da Congregação da Missão, e anunciando que em 2019 o Conselho Central Todos os Santos, região oeste de Belo Horizonte, será o anfitrião da VI Vigília da Juventude Vicentina.
Fotos: Adrielly Marques