Denor realiza encontro trimestral
A sede do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH) recebeu no último sábado (01), o 3º Encontro Trimestral do Departamento de Normatização e Orientação (Denor) com as Obras Unidas (Creches e Lar de Idosos) e Conselhos Centrais da SSVP.
Durante a manhã do sábado, o Vice-Presidente do CMBH, cfd. Alberto Nazaré Pires, e o assessor social, Daniel Reis Aprígio, conduziram as atividades do encontro trimestral juntamente com o cfd. Luís Gregório, coordenador do Denor/CMBH.
Diversos assuntos foram abordados e que estão diretamente ligados ao dia-a-dia de uma obra unida da SSVP. O cfd. Alberto Pires, relembrou os significados de ser OBRA e UNIDA, além de apresentar com base na Regra da SSVP os principais pontos do Estudo de Viabilidade e Assessoria às Creches, Lares de Idosos e unidades vicentinas do CMBH que começaram em julho deste ano.
Para csc. Euzita Sena Nascimento (foto), presidente do Lar dos Idosos São Jerônimo de Jaboticatubas, os Encontros do Denor são de extrema importância. “Já estou no Lar há um bom tempo. No inicio a gente ia aprendendo a fazer as coisas no escuro. Agora não, agora temos orientação. Apesar de ser um trabalho pesado é gratificante, temos onde buscar as informações e também ajuda para auxiliar nas dificuldades. Com toda certeza, esses encontros precisam continuar”, afirma a consócia.
Na segunda parte do Encontro Trimestral a novidade foi os Estudos de Casos. Foram apresentados 3 cases diferentes sobres as Obras Unidas, abordando-as sob o olhar vicentino, administrativo e financeiro. Dividido os grupos entre os presentes, cada equipe discutiu e propôs soluções práticas para os problemas encontrados. O resultado foi impressionante. Todos se envolveram e conseguiram do modo Vicentino, Administrativo e Financeiro solucionar de maneira eficaz os casos encontrados.
O cfd. Lauro Souza Marques (foto), presidente do Lar dos Idosos Santa Terezinha de São José da Lapa/CC Lagoa Santa, elogiou a metodologia adotada neste encontro. “Participo há mais de cinco anos, venho em quase todos e este foi o melhor que tive até hoje, o mais proveitoso. Muito bom! Valeu a pena participar. Foi excelente!”, enfatizou o confrade. Sobre o Estudo de Viabilidade e Assessoria, o cfd. Lauro disse que é uma ótima ideia e muito interessante, pois é uma oportunidade de aperfeiçoar ainda mais o trabalho desenvolvido na SSVP, atendendo melhor as pessoas que precisam.
A csc. Maria do Carmo Pinto, colaboradora do Lar Dona Paula/CC Sagrados Corações, faz parte da comissão visitadora às Unidades Vicentinas para levantamento de necessidades e afirmou, ao final do Encontro, que foi o mais produtivo que ela já participou. “Tenho participado de alguns e o de hoje foi o mais produtivo que já participei.”. A consócia afirmou que o Estudo de Viabilidade precisa continuar: “Ele precisa continuar, mas têm que achar as viabilidades e colocar em prática”, conclui a consócia.