Comunidade apresenta sinais da presença da Igreja
A Paróquia Maria, Mãe dos Pobres, se torna referência quando se trata de saúde, cultura e bem-estar da comunidade do bairro Jardim Teresópolis, em Betim.
O núcleo conta com cinco psicólogos, duas fonoaudiólogas e uma psicopedagoga. Juntos, realizam quase 400 atendimentos mensais. Estes atendimentos incluem também os bairros Amazonas, Renascer e Alvorada.
A maioria das crianças beneficiadas são encaminhadas pelas escolas, quando os professores constatam problemas relacionados ao aprendizado, fala e comportamento ou no relacionamento pessoal ou social. Uma ação que tem recebido um retorno positivo quanto ao maior aproveitamento dos alunos após o processo terapêutico.
Os atendimentos são realizados no Centro Pastoral da Paróquia, de terça-feira a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
O Coral Sementinha da Fé reúne 24 crianças de 5 a 13 anos de idade na Casa Margarida. Os pequenos cantores se apresentam nas festas da paróquia, em outras paróquias e participam de encontro de corais. Outras sete crianças integram o curso de violão, criado recentemente. Mas, para participar, é preciso estar em dia com a escola.
Os responsáveis pelas atividades, recebem um retorno positivo dos pais que dizem ter notado mudanças de comportamento em casa, na escola, nas amizades, etc.
As pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler na infância são acolhidas com especial carinho no curso de alfabetização para adultos, realizado na Comunidade Divino Espírito Santo, no bairro Novo Amazonas. A iniciativa completa 2 anos no final deste ano, graças à generosidade de duas professoras da rede publica aposentadas que doam tempo e trabalho em favor dos menos favorecidos, e à dedicação dos alunos.
Fonte: Site da Arquidiocese de Belo Horizonte