Cabo Verde: 153º território a unir-se à SSVP
Conselho Geral Internacional Notícias do mundo
A nova Conferência já começa com 20 membros
Com imensa alegria, o Conselho Geral Internacional anuncia que o Cabo Verde (África) é o 153º território a ingressar na Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. A excelente notícia é produto das iniciativas do Projeto “SSVP Plus” e, obviamente, do interesse e dedicação dos novos integrantes da Conferência “Maranatha”, fundada no último dia 1º de agosto de 2021, na Paróquia São José, na Cidade da Praia, capital do país.
A nova Conferência já nasce forte, com 20 confrades e consócias. A atual presidente é a consócia Sofia Patrícia Gomes Vieira. O grupo prestará a assistência vicentina em diversas comunidades carentes que fazem parte da área territorial da Paróquia São José. “A nossa Conferência busca a vivência real do Evangelho pela prática da caridade. Por isso, pretendemos ajudar aos que estiverem em dificuldades, e levar a Palavra de Deus sempre que possível. Vamos trabalhar para alcançar a promoção integral dos assistidos, orientando-os no plano material, mas sobretudo no plano espiritual, para levá-los à participação no Reino de Deus”, afirmou a presidente Sofia.
“Quero, aqui, agradecer, do fundo do meu coração, aos vicentinos de Cabo Verde que, mesmo em plena pandemia, conseguiram fundar a primeira Conferência naquela nação. O Conselho Geral não tem palavras para agradecer. Espero, sinceramente, que essa Conferência dê muitos frutos, e que os pobres de Cabo Verde recebam uma assistência de qualidade, levando Jesus Cristo aos corações de todos os necessitados, além dos bens materiais. Podem contar, sempre, com o suporte integral do Conselho Geral”, externou o confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral.
“Muito obrigado ao pároco, reverendo Padre José Eduardo Furtado Afonso, assim como ao Cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, pelo estímulo que deram à SSVP para a reativação desta Conferência. Sem o apoio da Igreja Católica, ficaria muito difícil estabelecer-nos em Cabo Verde. Vamos trabalhar de mãos dadas com a paróquia, pois a Conferência é o braço social da Igreja. Reativar a SSVP em Cabo Verde era uma prioridade para todos nós do Conselho Geral”, comentou o confrade Ilídio Manhique, Vice-presidente Territorial Internacional para a África 2.
Brevemente, o confrade Ilídio, acompanhado do confrade José Gomes de Sousa (Coordenador de Zona para os países lusófonos africanos), estará na Cidade da Praia para visitar a Conferência “Maranatha” e ministrar um curso intensivo de formação, abordando temas como a Regra, a história dos sete fundadores, o carisma vicentino, o trabalho espiritual das Conferências e a organização da SSVP.
Uma informação importante: esta Conferência chegou a funcionar em Cabo Verde nos anos 1990 e por alguns anos, mas, por diversas razões, não continuou com as atividades vicentinas nem recebeu a Carta de Agregação, desde Paris. Porém, durante os anos em que existiu, a Conferência chegou a assistir muitas famílias assistidas e realizava eventos especiais em datas festivas, como o Natal.
Cabo Verde foi descoberto em 1456, permanecendo como território de Portugal até 1975, quando foi proclamada a independência. A língua oficial é o português. A República de Cabo Verde é formada por 15 ilhas, localizadas no Oceano Atlântico, ficando 450 km a oeste do Senegal. A população caboverdiana é de aproximadamente 560 mil habitantes, sendo 75% católicos. Há 41 paróquias por todo o país, divididas em duas dioceses (Mindelo e Santiago). Como se percebe, há muitas possibilidades de a SSVP crescer bastante neste país.
Com o ingresso de Cabo Verde à nossa Confederação, durante este mandato presidido pelo confrade Renato Lima, a SSVP já alcançou sete novos territórios: Vaticano, Libéria, Albânia, Chipre, Ilhas Cayman, Tanzânia e, agora, Cabo Verde.
(*) A palavra “maranatha”, de origem aramaica, significa “Vem, Senhor!”.