Abraçar o mundo em uma grande rede de caridade
Fundado há 102 anos o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte vem ao longo do tempo se modernizando para com maior competência desempenhar seu trabalho beneficente de assistência social e com foco voltado para o resgate da dignidade da pessoa humana, formação e capacitação de lideranças comunitárias e regionais, defesa, efetivação e construção de direitos sociais, fortalecimento da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos e privados, dirigidas ao público beneficiário das políticas públicas de assistência social nas áreas da Educação, Saúde, e Assistência Social, capacitação para o trabalho, esporte, cultura, estudo e pesquisa.
Ao longo deste tempo que teve início em 1919 com o Cfd. Joaquim Furtado de Menezes que ao chegar aqui em Belo Horizonte, vindo de Ouro Preto, sentiu a necessidade de criar uma estrutura que proporcionasse de forma gratuita, planejada, universal, continuada e permanente ações de assessoramento e de defesa e garantia de direitos a indivíduos, famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos em estado de vulnerabilidade social ou de risco pessoal, assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania, o Conselho Metropolitano vem lutando para sempre cumprir a sua missão.
Para que seja assegurada a expansão da rede de caridade o CMBH estimula e apoia o desenvolvimento dos Conselhos Centrais e Unidades Vicentinas vinculadas, na participação e representatividade da SSVP no âmbito dos Conselhos Regionais e Municipais de Políticas Públicas; propiciando condições para que os Conselhos Centrais, em suas respectivas áreas de atuação desempenhem com qualidade suas finalidades sociais.
Comemorar 102 anos é motivo de muita alegria para todos que escrevem a história do Conselho Metropolitano, história marcada por alegrias, tristezas, vitórias e algumas derrotas, porém o mais importante é saber que ao longo desta trajetória o nosso foco esteve sempre voltado para o serviço a Deus na pessoa daqueles que vivem à margem da Sociedade.
Os que estão à frente desta instituição centenária têm a consciência de que tudo que se faz deve ser para a maior glória de Deus e que a preocupação deve ser sempre a do serviço e da organização para que nossas unidades vinculadas também se coloquem ao serviço de nossos irmãos.
Dentro do tema “Amigos para Servir” que será trabalhado este ano pela nossa Sociedade procuremos trabalhar com afinco para fortalecer a amizade e o serviço a quem quer que seja independente de cor. Raça, sexo, nacionalidade, credo religioso ou convicção política.
Parabenizamos a todos que estiveram e que estão à frente do nosso Metropolitano que embora as dificuldades enfrentadas garantiram a existência do Conselho até aqui. Que Deus conceda aos que já partiram o descanso eterno e aos que estão aí abundantes e generosas bênçãos para continuarem a escrever esta bela história e a expansão da rede de caridade.
Confrade Luiz Gregório da Silva
Departamento de Normatização e Orientação do CMBH