Abordando a caridade e a amizade, Encontrão da Juventude 2016 atrai dezenas de vicentinos
O último final de semana do mês de Janeiro foi muito especial para todos os participantes do Encontrão da Juventude 2016. Durante três dias, mais de 90 consócias e confrades estiveram reunidos no Centro de Formação Vicentina para o Encontrão da Juventude 2016. Com muitos momentos de reflexão, alegria e de partilha, os participantes refletiram também sobre o tema “Caridade: o laço que consolida a amizade”.
Durante os três dias de Encontro, as oficinas organizadas pela Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte tiveram seu foco no tema central do evento, mas também abordaram outros horizontes, como o tema proposto pela SSVP para o ano de 2016: “Um Olhar de Caridade” e também sobre o Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco.
Na sexta-feira (29) os participantes chegaram ao Centro de Formação com grandes expectativas. Neste mesmo dia, participaram da acolhida e também de momento espiritual. As oficinas tiveram início no sábado (30). Após o café da manhã, aconteceu a abertura oficial do Encontrão 2016, quando os participantes puderam se apresentar uns aos outros através de uma dinâmica e também um momento de oração. Logo após a abertura, o cfd. José Marcos, um dos palestrante do Encontrão, reuniu os jovens para mais uma dinâmica. No final da mesma, os jovens soltaram balões nas cores da SSVP colorindo o céu de Belo Horizonte. Entre as oficinas, o momento de animação ficou por conta do Ministério RGC que, mais uma vez, trouxeram muita alegria e descontração para mais um evento da SSVP.
Ao longo do dia, os participantes foram divididos em grupos e puderam participar de três diferentes oficinas, ministradas pelo cfd. José Marcos, csc. Renata Mancini e csc. Débora Rosário. As três oficinas eram diferentes, mas sempre abordando as palavras “caridade” e amizade”. Quem estava no Centro de Formação Vicentina pode acompanhar também o gigantesco e valioso acervo de livros do “Pequeno Príncipe”, que pertence ao cfd. José Marcos. A exposição esteve de encontro com a oficina ministrada pelo confrade, na qual os jovens conheceram um pouco mais da história de um dos personagens mais famosos da literatura e a sua relação com a Bíblia.
“Eu preparei a minha oficina com muito carinho e eu tive uma resposta muito positiva, pois descobri que os nosso jovens estão mais comprometidos e, com isso, eles estão mais abertos as coisas novas. Com isso, achei que teve um crescimento muito grande e a minha avaliação do encontrão é exatamente essa. O jovens estão de parabéns. Viva a Juventude Vicentina!”, destaca o confrade.
Após o momento Angelus houve um descanso e logo em seguida a confraternização entre os participantes.
No último dia do Encontrão 2016, aconteceu a apresentação de novas oficinas e também a troca de experiências, na qual os jovens conheceram um pouco mais dos trabalhos realizados pelos outros Conselhos Centrais. Em sequência aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Pe. Juarez Soares, Assessor Espiritual do CMBH e, finalizando o Encontrão, o divertidíssimo Jornalzinho, apresentando as principais “notícias” do Encontrão.
“O Encontrão é sempre uma novidade. Todo ano um fato novo acontece e a gente vai adquirindo experiência em cada um que participamos. É um aprendizado muito bom. O Encontro foi muito rico e com uma excelente organização. Se teve alguma falha, quem estava lá participando não conseguiu perceber. Além disso, ele foi extremamente produtivo, com os momentos de reflexões e as oficinas. O Encontro foi muito bem organizado, desde a produção até as escolhas das oficinas”, afirma o presidente do CMBH, cfd. Ronan Francisco.