A tecnologia a serviço dos sem-teto
O Presidente Geral da SSVP participa de um painel da ONU para discutir os benefícios da tecnologia digital a serviço dos sem-teto
No dia 9 de fevereiro, a Sociedade de São Vicente de Paulo participará, por meio do Presidente Geral Internacional, de um painel sobre “A tecnologia digital a serviço da erradicação da falta de moradia”, enquadrado na 59ª Comissão de Desenvolvimento Social da ONU, este ano dedicado a “Transição socialmente justa para o desenvolvimento sustentável: o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento e no bem-estar social”.
Renato Lima falará também em nome da Família Vicentina, uma vez que este tema é prioritário e estratégico para todos os ramos Vicentinos.
A pandemia causada pela COVID-19 desencadeou o uso da tecnologia digital em muitas áreas. Como exemplo, poderíamos citar os estudos a distância, compra online de alimentos e outros suprimentos, visitas virtuais a casas para venda ou aluguel, telemedicina … Mas uma das grandes questões é como usar a tecnologia digital para melhorar a vida das pessoas mais vulneráveis e, entre elas, os sem-teto.
Neste painel os palestrantes compartilharão ideias e formas criativas de melhorar a prestação de serviços às pessoas que vivem nas ruas e, também, oferecerão soluções para o combate à falta de moradia por meio do uso da tecnologia.
Vale lembrar que, de acordo com a ONU-Habitat, existem aproximadamente 150 milhões de pessoas no mundo sem teto e outras 1,6 bilhão com moradias inadequadas, então esse debate pode melhorar a vida de muitas pessoas que vivem na pobreza.
Fonte: SSVPGLOBAL