A posse do 17º Presidente-geral se aproxima!
Todo o evento será transmitido ao vivo pela Ozanam TV no dia 9 de setembro
Desde 1839, quando o Conselho Geral foi estabelecido pelos nossos fundadores, 16 confrades, oriundos de diferentes países, já ocuparam o nobre serviço de Presidente-geral Internacional.
Esses presidentes, durante seus mandatos, contribuíram efetivamente para o crescimento mundial da Sociedade de São Vicente de Paulo, com suas ideias, projetos, planejamentos e visão de futuro.
Atualmente, o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, do Brasil, está a terminar seu mandato de sete anos (seis anos estatutários, estendidos pelo Comitê Executivo Internacional em mais um ano por conta da pandemia).
Em Roma, no dia 13 de junho passado, durante a realização da Assembleia Geral, os presidentes dos Conselhos Superiores elegeram, democraticamente, o 17º Presidente-geral, confrade Juan Manuel Buergo Gómez, da Espanha. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos demais candidatos que participaram do pleito.
Sendo assim, a Sociedade de São Vicente de Paulo está em festa pela posse do novo Presidente-geral! O evento será transmitido, ao vivo, pelos canais da Ozanam TV no Facebook, em quatro línguas, cuja tradução simultânea será feita por vicentinos voluntários.
Com imensa alegria, o Conselho Geral Internacional convida a todos para a cerimônia de posse que, com a graça de Deus, acontece no dia 9 de setembro, data litúrgica do Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam, em Paris (França).
Tudo acontece na Casa Mãe da Congregação da Missão (Rua Sevres, 95). O evento inicia-se às 10h (horário de Paris), com a Eucaristia a ser celebrada na Capela de São Vicente de Paulo, seguindo-se de cerimônia festiva e confraternização.
Na véspera, 8 de setembro, na sede do Conselho Geral, serão inauguradas a galeria de fotos dos Presidentes-gerais e a vitrine presidencial, além da bênção da relíquia do Bem-aventurado Henri Planchat, na capela da sede. Além disso, serão feitas homenagens ao 2º Presidente-geral, confrade Jules Gossin, cujos restos mortais encontram-se no Cemitério de Picpus.
“Oremos pelo novo Presidente-geral e pela nova equipe de colaboradores que tomarão posse. Agradeço a Deus por ter-me dado as forças necessárias para superar todas as adversidades que surgiram nesta caminhada. Em especial, agradeço a todos que trabalharam comigo, nesses anos, pelo fortalecimento institucional do Conselho Geral. Deus lhes dê em dobro”, enfatizou o Presidente Lima de Oliveira.