55ª Assembleia dos bispos da CNBB
Nos dias 26 de abril a 5 de maio, aconteceu a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi realizado no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, localizado no pátio do Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, em Aparecida do Norte (SP).
Estiveram presentes mais de 300 membros da Conferência na reunião: cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, bispos prelados, bispos auxiliares e coadjutores. Além desses, estiveram presentes mais de 50 bispos eméritos. No encontro, tiveram a ajuda de uma grande equipe de colaboradores, como assessores das comissões episcopais, funcionários e a equipe de serviços do Centro de Eventos.
O encontro teve grande cobertura da mídia. Sala de Assessoria de Imprensa da CNBB com três jornalistas, um fotógrafo e um facilitador da comunicação entre os profissionais e os bispos em plenário, Jornalistas credenciados que tiveram todos os dias, dois momentos para suprir a busca de informações: Entrevista coletiva com 4 bispos e o Meeting Point, onde um bispo era convidado para tratar de assuntos importantes e que não faziam parte da grade oficial do encontro, a TV e o jornal que também estiveram presentes e várias equipes de emissoras fizeram cobertura permanente. A CNBB estabeleceu importante parceria com o portal a12.com de Aparecida, onde diariamente o portal transmitia as Entrevistas coletivas e o Meeting Point.
O tema central da Assembleia foi “Iniciação à Vida Cristã” e este foi trabalhado em diversas sessões do encontro. Outros temas também receberam atenção particular dos bispos, entre eles estão: “Projeto Comunhão e Partilha”, iniciativa que completou 5 anos e é a expressão da solidariedade financeira para com dioceses pobres, principalmente para ajudar na formação do clero; “Pensando o Brasil”, um movimento que tem reunido estudos dos bispos em relação a diversas realidades sociais brasileiras. Este ano, o trabalho foi voltado para a Educação; “Celebração da Palavra de Deus”, um documento para animar comunidades que não podem ter a celebração da Eucaristia em várias partes do Brasil; “Ministros da Palavra”, ligado ao tema anterior, este documento analisado pelos bispos servirá de ajuda para a formação de pessoas que se capacitam para a pregação; “Novas formas de consagração e Novas Comunidades” também foi tema estudado pelos bispos.
Além disso tudo, ainda aconteceu o encontro de gerações entre o mais idoso e o mais jovem bispo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dom José Maria Pires, 98 anos, bispo emérito da Paraíba (PB) e dom Geovane Luís da Silva, 45 anos, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG).
Na cerimônia de encerramento, os bispos realizaram uma breve oração de ação de graças pelos trabalhos realizados durante os dez dias que permaneceram reunidos convivendo, estudando, debatendo e rezando pela Igreja.
Fonte: Site da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos