45ª Romaria Vicentina ao Santuário Nossa Senhora da Piedade atrai milhares de vicentinos em peregrinação da fé
No último domingo (31), a nossa Mãe e Padroeira do Estado de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade acolheu cerca de 10 mil fiéis que participaram da tradicional Romaria Vicentina ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. A 45ª edição do evento confirmou o sucesso e mostrou que este é um dos momentos mais aguardados pelos vicentinos mineiros no ano.
Mais de 150 veículos (ônibus e vans) levaram os romeiros ao estacionamento da Serra da Piedade, onde se reuniram para começar a Via-Sacra até o topo da casa da Mãe. Nem mesmo o frio que, em certos pontos atingiu oito graus e também a forte neblina atrapalharam a fé daqueles que foram professar diante de Nossa Senhora da Piedade e São Vicente de Paulo.
Em um volumoso número, a Família Vicentina se reuniu no estacionamento por volta das 07h. Logo após foi iniciada a Via-sacra. A encenação ficou por conta do grupo de teatro da Cia Condelon e mostrou com magnífica perfeição e um com um show de dramaturgia todas as estações da Paixão de Cristo. Comovidos, os vicentinos acompanharam a encenação e os milhares de flashes registravam o momento.
“Regidos” pelo Pró-reitor do Santuário, Pe. Carlos Antônio da Silva, os fiéis começaram a subir a serra e a enfrentar a neblina que, quanto mais subia mais densa ficava. Em meio ao frio e as dificuldades para enxergar o que estava à frente, a força por continuar em Romaria era maior. Ao subir quase todo o trecho, os romeiros pararam e acompanharam os últimos atos da encenação da Paixão de Cristo. Nela, foi apresentada a Crucificação e a Ressureição de Jesus. As nuvens, que cada vez mais estavam “abraçando” os fiéis, deram um tom celestial ao momento.
O final da Via-Sacra foi na Igreja Nova das Romarias, onde aconteceu a Celebração Eucarística. Celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e também pelo pró-reitor do Santuário, Padre Carlos, a Igreja Nova estava completamente tomada pelos quase dez mil vicentinos presentes. A Celebração mostrou a fé vicentina e teve seus momentos emocionantes. Dom Walmor chamou ao palco uma vicentina de muito tempo, lhe deu um longo e apertado abraço e disse que este abraço foi para toda a Família Vicentina. Na ocasião, o arcebispo mandou um recado aos fiéis católicos. “Coração Vicentino. Nesta nossa Igreja, que tem muita tarefa neste mundo e nesta sociedade, o coração vicentino é uma preciosidade. Preciosidade é o coração de cada um de nós, pois cada um tem o seu coração e tem que tomar conta dele”.
Após os agradecimentos do emocionado cfd. Ronan Francisco de Oliveira, presidente do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte os vicentinos saíram em procissão até a Ermida da Padroeira. Carregando as imagens de São Vicente de Paulo e de Nossa Senhora da Piedade, além de bandeiras com a imagem de N. Sra. aa Piedade e da Juventude da SSVP, o espaço da Ermida ficou tomado em um belíssimo cenário de fé.
A 45ª Romaria Vicentina ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, mais uma vez, foi um sucesso. Crianças, adultos e idosos professaram a sua fé a São Vicente e também a Mãe Padroeira de Minas Gerais, subindo a serra sem importar com o frio e a densa névoa. Mais uma vez, a Família Vicentina mostrou a sua força na comunidade católica e marcou forte presença neste dia 31 de julho de 2016, o qual abriu a contagem regressiva para os 250 anos de Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.
Parabéns e muito obrigado a todos os Vicentinos que estiveram presentes!
Obs: Todas as fotos podem ser conferidas em nosso Flickr.