2017: ano em que festejamos os 20 anos da beatificação do confrade Antônio Frederico Ozanam
Hoje, dia 22 de agosto de 2017, a Igreja comemora os 20 anos da cerimônia de beatificação do confrade Antônio Frederico Ozanam, ocorrida em Paris, dentro da 12ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ/1997), em solenidade presidida por São João Paulo II.
É notório que Ozanam é um exemplo de fiel leigo para toda a humanidade. Intelectual e católico fervoroso, ele dedicou toda a sua vida e a sua fé ao serviço da verdade e dos mais desfavorecidos. Profundamente comprometido com a justiça e com a dignidade humana, ele foi precursor da encíclica “Rerum Novarum” (que contém a Doutrina Social da Igreja). Com seus amigos, presenteou o mundo com a criação da Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833.
O primeiro milagre reconhecido pela Igreja – e que deu origem à beatificação – ocorreu em 1926, com a cura extraordinária de Luiz Fernando Ottoni, um menino carioca, acometido de uma difteria maligna.
O atual mandato do Conselho Geral Internacional está envidando todos os esforços para acelerar os procedimentos da canonização de Ozanam. A equipe internacional, presidida pelo padre Giuseppe Guerra (Congregação da Missão), está muito motivada diante dos novos potenciais milagres que, uma vez analisados, poderão ser atribuídos a Ozanam. Atualmente, existem quatro casos de possíveis milagres em estudo.
Por todos esses sinais, cremos que a canonização está muito próxima. Estamos rezando intensamente para que o Vaticano possa declarar, em breve, a santidade do bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam, o que será uma grande honra para todos nós, vicentinos da SSVP, e também para toda a Família Vicentina.
Para alcançar a graça de um novo milagre, precisamos ser devotos fiéis de Ozanam, confiar na intercessão dele e incluí-lo nas nossas orações diárias.
Cfd. Renato Lima, 16º Presidente Geral da SSVP.