Você sabia que o ano de 1956 é marcante e fundamental para a SSVP?
Elas são elegantes, perfumadas, delicadas, versáteis, mães, dona do lar, advogadas, gestoras, secretarias, fervorosas e possuem garra. Estamos falando das mulheres, seres que com seu jeito peculiar e dedicado influenciam e tornam o mundo melhor.
Mas nem sempre elas foram respeitadas, não possuíam voz e vez. Eram consideradas seres inferiores e serviçais, mas o tempo se encarregou de dar espaço e reconhecimento. Vemos que Deus, desde o antigo testamento em Gênesis, já defendia e reconhecia o papel da mulher na história da salvação, de Eva a Maria Mãe de Jesus.
Em 1911, Nova York (USA), cerca de 130 operárias morreram carbonizadas tornando-se ponto importante para declaração do dia 08 de março como Dia Internacional das Mulheres. Mas somente em 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o César Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.
O dia 08 de março, foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas em 1975. Entretanto, a Sociedade de São Vicente de Paulo, assim como a Igreja Católica, já possuem em seu coração a figura feminina desde de muito antes. A participação delas em nosso carisma acontece desde os primórdios, conhecemos bem Santa Luisa de Marilac, fiel cooperadora de São Vicente de Paulo. Em 1867 já existia o elemento feminino tendo em vista a concessão de indulgências plenárias do papa Gregório XVI as mulheres que cooperassem com esmolas às Obras das Sociedade.
Hélio Pinheiro, confrade do Conselho Metropolitano de Governador Valadares, afirma no texto “O Feminino na SSVP” que em 1956, em Paris, na França, foi realizado a 4ª Assembleia Internacional da Sociedade e um dos assuntos foi a presença feminina nas unidades vicentinas. Segundo o confrade, o 1º Encontro Nacional Vicentino (1965) foi realizado no Rio de Janeiro e foi um dos primeiros eventos com a participação feminina. Na Sociedade de São Vicente de Paulo o termo ‘consócia’ designa o elemento feminino sendo genuinamente brasileiro.
A Elas nossa homenagem, agradecimento e reverência por todo trabalho e conquistas. Estendemos nossas homenagens a milhares de mulheres que trabalham em nossas instituições (creches, lares de idosos e abrigo para moradores de rua). Parabéns pelo seu dia!