Visita missionária do Presidente-geral à Escócia: alguns destaques
Foram cinco dias de muitas atividades, entre visitas, palestras e celebrações.
Terminou no sábado passado, 25 de junho de 2022, a minha visita missionária motivacional à Escócia, um lindo país com uma formidável história, fortes tradições e um povo imensamente acolhedor. A Sociedade de São Vicente de Paulo na Escócia é formada por 300 Conferências, 2.500 confrades e consócias, 8 Conselhos Centrais de nível diocesano e inúmeras obras e projetos sociais.
O presidente nacional é o confrade Daniel Collins. Ele e uma delegação de vicentinos locais acompanharam-me durante essa semana, entre 21 e 25 de junho de 2022, nas visitas que fizemos a três cidades: Edimburgo (capital), Glasgow e Motherwell. Também tive a grata companhia do confrade Laszlo Koenczoel (da Alemanha), nosso Vice-presidente Territorial para a Europa 1.
Participamos, todos os dias, das santas missas, celebradas por bispos e arcebispos, sendo a última delas, em Edimburgo, muito especial, pois comemoramos os 175 anos da chegada da SSVP ao solo escocês, na Igreja de São Patrício, apenas 12 anos após a fundação da primeira Conferência de Caridade em Paris. Na ocasião, foi descerrada uma linda placa sobre os 175 anos.
Impressionou-me muito a elevada religiosidade dos vicentinos da Escócia, dotados de grande espiritualidade, compaixão e empatia com os que sofrem. Eles sabem de verdade que “pobres” somos todos nós, não somente aqueles destituídos de bens materiais.
Na chegada a uma das paróquias visitadas em Motherwell, fomos recebidos por uma tradicional apresentação de gaita de fole escocês.
Conhecemos a sede do Conselho Nacional, em Glasgow, onde presenteamos a SSVP local com uma relíquia de Ozanam. Tivemos um encontro com lideranças vicentinas, convidados e sacerdotes em Edimburgo, ocasião em que proferi uma palestra sobre as realizações do Conselho Geral nesses últimos seis anos.
Por todos os lugares onde andei, divulguei a imagem oficial dos “Sete Fundadores” da nossa Sociedade, presenteando as Conferências e Conselhos com um bonito quadro alusivo aos pais fundadores. Distribui, também, exemplares do relatório quinquenal do Conselho Geral, e todos ficaram impressionados com os resultados mundiais alcançados pela SSVP, mesmo durante as restrições vividas na pandemia.
Visitei quatro Conferências, com destaque para uma formada exclusivamente por surdos, em Motherwell. Também tive o privilégio de encontrar-me com o confrade Vincent Lamour, de 100 anos de idade e 60 anos dedicados à caridade. Foi um momento de grande emoção para mim.
Grande alegria tive também quando participei de um evento com 8 Miniconferências, formadas por futuros confrades e consócias, entre 8 e 15 anos, alunos de colégios católicos parceiros da SSVP. Visitamos, também, duas obras sociais da SSVP (“Ozanam Centre” e “Furniture Unit”) e outros dois projetos sociais das Filhas da Caridade (“Louise Project” e “Saint Joseph’s Services”).
Fomos acompanhados, em todas as atividades, pelos jovens Thomas e Brian, da empresa “Sancta Familia Media”, responsável pela cobertura jornalística e fotográfica da nossa visita. Todos os vídeos e imagens da nossa visita estão no Facebook (www.facebook.com/SSVPScot). Também a assessora espiritual nacional, Irmã Maria Robb (Filhas da Caridade), marcou presença em todos os eventos.
Visitamos o Parlamento e fomos recebidos pela deputada Ângela Constante, que ficou muito feliz com a ação social, espiritual e humanitária realizada pela SSVP da Escócia.
Além de mim, outros Presidentes-gerais já haviam visitado a Escócia: em 1995, o confrade César Augusto Nunes Viana (13º PGI), e em 2011, o confrade Michael Thio (15º PGI).
Faço aqui um registro especial ao confrade Daniel Collins, presidente nacional, pela simplicidade, dedicação e liderança servidora com que conduz a SSVP escocesa. Aprendi muito com ele nesses dias. O meu abraço ao confrade Richard Steinbach (presidente do Conselho Central de Edimburgo e Santo André) e ao confrade Haydn Pollock, que foi o nosso “motorista-geral”. Muito obrigado à Escócia pelos dias maravilhosos que vivi ali.
Mais detalhes estarão publicados na edição nº 2 da nossa Revista Digital “Ozanam Network” em quatro idiomas, e nas redes sociais do Conselho Geral e do Conselho Nacional.
Confrade Renato Lima de Oliveira
16º Presidente-geral Internacional