Visita ao Conselho Nacional do Brasil
O Presidente-geral pôde constatar organização impecável da SSVP brasileira
No último dia 3 de junho, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral da SSVP, fez sua visita oficial ao Brasil ao participar da reunião ordinária do Conselho Nacional, cuja sede fica no Rio de Janeiro.
Antes da reunião, foi celebrada uma santa missa pelo padre Emanoel Bedê Bertunes, assessor espiritual nacional, na capela da sede. Esta é a terceira visita do confrade Renato Lima ao Conselho do Brasil durante os sete anos de mandato.
A reunião foi iniciada com a apresentação de informações referentes à presidência, à secretaria, à tesouraria e aos projetos e iniciativas do Conselho Nacional, além de relatos de eventos e atividades dos departamentos de juventude, formação, patrimônio, crianças e adolescentes, entre outros. Logo depois, os presidentes dos Conselhos Metropolitanos usaram da palavra e partilharam as notícias mais importantes de suas regiões. Seguiu-se um intervalo para o café.
Após isso, com a palavra, o Presidente-geral agradeceu imensamente ao Brasil pelo apoio dado ao Conselho Geral, por meio das contribuições financeiras anuais, pela ajuda fraterna internacional (“jumelage”) com várias nações, pela interação com os países lusófonos e sul-americanos e na disseminação das notícias do CGI em território brasileiro.
O confrade Renato também agradeceu ao Brasil pela organização logística do 3º Encontro Territorial, que reuniu os 12 presidentes nacionais da América do Sul, realizado na cidade de Aparecida, santuário mariano nacional, em maio passado, e pelos projetos em marcha que são exemplos para todos os Conselhos que integram a nossa Confederação.
Na ocasião, o confrade Renato fez o pré-lançamento do livro “Cartas Circulares escritas entre 2017 e 2023”, publicação de autoria dele que seria lançada oficialmente em Roma (Itália) no dia 18 de junho, dentro da 3ª Cimeira Lusófona, na semana da Assembleia Geral. Ao final da reunião, o Presidente-geral presenteou o Conselho Nacional com um quadro dos sete fundadores e uma relíquia do Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam.
Fotos: