Vicentinos pedem a ministro representação dentro do Conselho Nacional de Assistência Social
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por representantes do Estado e sociedade civil, com o propósito de coordenar as políticas públicas na área social. Participam 18 membros, dentre eles, nove são do Governo e os outros nove representam usuários do sistema, entidades e organizações. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é hoje uma das maiores instituições de ação social no Brasil, no entanto, ainda não faz parte do CNAS. Por isso, representantes dela participaram na tarde dessa quinta (14) de uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, solicitando uma vaga no Conselho. O pedido será estudado, mas ele já destacou uma assessora para acompanhar os assuntos da SSVP a partir de agora.
Os nomes dos membros do Conselho Nacional de Assistência Social são indicados pela presidência da República; a participação da SSVP se torna importante porque os vicentinos conhecem de perto o drama das famílias que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema, às quais, a Política Nacional de Assistência Social é o principal meio de promoção, ou seja, a garantia de uma vida com mais dignidade.
A audiência com o ministro foi um pedido da presidente nacional da SSVP, consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo. Participaram do encontro os confrades Robson Gama (coordenador nacional do Departamento de Normatização e Orientação – Denor), Thiago Tibúrcio (coordenador nacional de Comunicação da SSVP), Cláudio Stucchi, Renato Lima (eleito presidente internacional da instituição) e Miguel Lombardi (deputado federal). Os vicentinos tiveram a oportunidade de apresentar a Osmar Terra os trabalhos de assistência desenvolvidos pela SSVP a idosos e a crianças em todo Brasil, além de defenderem o aperfeiçoamento de políticas públicas em prol das pessoas desfavorecidas para que tenham uma melhor qualidade de vida.
*Matéria retirada do site da SSVP Brasil